segunda-feira, 19 de abril de 2021

GOVERNO PROPOE AVENIDAS COM  OS NOMES DE SISSOCO EMBALO E JOSE MARIO VAZ

Uma proposta apresentada pelo Ministério da Administração territorial ao Presidente da Assembleia Nacional, propõe que na próxima sessão parlamentar seja debatida a atribuição do nome de algumas figuras nacionais a Avenidas de Bissau.

Nesta proposta consta, como destaque, os nomes de Umaro Sissoco Embaló e José Mário Vaz.

A Avenida que liga as zonas de Antula a Santa Luzia, irá ser batizada com o nome do actual presidente Sissoco Embalo, um artéria localizada na periferia do Bairro onde o chefe de Estado nasceu. José Mário Vaz, o Presidente da República que antecedeu do actual chefe de Estado, irá ser o nome de uma avenida, a artéria que liga Aeroporto / Safım. Esta referida Avenida está ainda no processo de construção de auto-estrada, que será financiada pela China através da sua embaixada em Bissau.

A toponímia das artérias de Bissau tem sido alvo de alterações pelo Ministério da Administração Territorial, segundo o período de governo ou presidência. Durante o Governo chefiado por Carlos Gomes Jr., foi decidida a reabilitação e alteração do nome da Avenida 14 de Novembro para Avenida Combatentes. Na proposta assinada pelo ministro Fernando Dias, a referida avenida, que liga Aeroporto/Mercado de Bandim chamar-se-á. Avenida João Bernardo Vieira.

O Presidente Malam Bacai Sanhá, falecido em Janeiro de 2012, praticamente no seu último ano de mandato, também será o nome de uma artéria. Assim, conforme a proposta do Ministério da Administração Territorial, os parlamentares devem aprovar a zona que Liga Prédio dos Combatentes às zonas periféricas da cidade de Bissau como nome de Malam Bacai Sanhá.

Há cerca de duas semanas, uma Avenida foi inaugurada como nome do ex-Presidente da República, Koumba Yalá. A proposta do Ministério da Administração Territorial contempla também a atribuição do nome do primeiro bispo da Guiné Bissau, Dom Artur Settimio Ferrazzetta, que faleceu em 27 de Janeiro de 1999, e o qual já deu o nome à Avenida que faz a ligação da Chapa de Bissau QG.

Comessa proposta, cumpre-se a promessa de Umaro Sissoco Embaló de atribuir a Avenidas de Bissau o nome de todos os Presidentes eleitos.
Rispito.com/e-Global, 12-04-2021

2 comentários:

  1. Que faca a mesma coisa junto da anp enviando proposta sobre a organizacao territorial politica para autarquicas locais que e ultima coisa k falta para permitir a desejada realizacao das eleicoes autarquicas, nao se esquecendo de submeter a proposta ao concelho de ministro.

    ResponderEliminar
  2. Y Luis de Almeida Cabral, um dos fundadores de paigc y primeiro presidente de conselho de stado da Guine-Bissau ,y ca fassi parte ?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público