terça-feira, 6 de abril de 2021

Óscar Barbosa -“OBSTINAÇÃO PRESIDENCIAL DOENTIA DE DSP É UMA DAS CAUSAS DA FRAGILIDADE DO PAIGC”

O dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), António Oscar Barbosa (Cancan), alertou os militantes, dirigentes e simpatizantes daquela formação política que a “obstinação presidencial doentia do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, é uma das causas da fragilidade política em que se encontra o partido”. 
Cancan, como é carinhosamente  chamado pelos seus próximos, membro do Bureau Político e antigo Secretário para a Informação, Comunicação e Documentação do partido, fez esta chamada de atenção em carta de nove páginas datada de 01 de Abril de 2021, que terá dirigido ao presidente do Conselho Nacional da Jurisdição e Fiscalização (CNJF) do PAIGC, Francisco Benante, a que a redação do Jornal O Democrata teve acesso.      
Na carta, António Oscar Barbosa fez várias críticas à atual liderança do Domingos Simões Pereira, afirmando  que a agenda e ambição presidencial do líder do PAIGC é incompatível e contrária aos interesses do partido. Acrescenta que depois das eleições presidenciais, o partido devia voltar a focar-se no seu objetivo estatutário e programático, a governação. 
“Em primeiro lugar quero testemunhar ao CNJF todo o meu desagrado e profunda tristeza pelo facto de registar com bastante mágoa, o total silêncio e desprezo de que fui alvo, sendo membro do Bureau Político reeleito pelo IX Congresso do PAIGC e do seu Secretariado Nacional, enquanto Secretário para a Comunicação, Informação e Documentação, reeleito pelo Comité Central do Partido e alvo de uma campanha insidiosa (calúnias, insultos e ameaças) vindas de quase todos os quadrantes de gente ligada, de uma maneira ou outra, à vida do Partido e alguns até usufruindo de amizades pessoais no seio das mais altas figuras do PAIGC”, lê-se na carta.
Cancan diz que os estatutos recomendam que o presidente do partido é candidato ao cargo do Primeiro-ministro, pelo que ao candidatar-se à Presidência da República [sem renunciar ao cargo do presidente do partido] e depois recusar aceitar o veredicto das urnas, arrastou o partido para um conflito que lhes custou a governação, confirmando assim, que “o interesse e a agenda do presidente é contrária aos interesses do partido. Se não fosse esse conflito de interesses, hoje o PAIGC seria governo”. 
“DE BOM MILITANTE PASSEI A TRAIDOR”
O dirigente dos libertadores lamentou, na sua missiva, que  passou de “bom militante a traidor” por ser “amigo” do atual Presidente da República e por ter servido de intermediário a pedido deste, na sua tentativa de convidar o PAIGC a integrar o atual elenco governativo.Contudo, frisou que é condenado pelo dirigente do seu partido por ter viajado com o Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, para o exterior do país. 
Recordou na sua carta que nunca escondeu ou nem sequer chegou a escamotear a verdade sobre o seu contacto com o Presidente da República, ou seja, não faz uma relação as escondidas com o Chefe de Estado, já que entra e sai do Palácio da República em pleno dia e perante os olhares de todos, porque “esses encontros serviriam para ajudar a criar um clima de entendimento e a possibilidade do partido encontrar as melhores vias e estratégias para poder contornar os imensos obstáculos que tem pela frente e que só na base de um diálogo sério e não egoísta ou prepotente seria possível, nas circunstâncias atuais encontrar uma solução realista e digna”.    
O antigo secretário para a Informação e Comunicação do PAIGC disse que Domingos Simões Pereira não reuniu as condições para estabelecer um diálogo com os partidos políticos com representação parlamentar que lhe permita encontrar uma solução governativa e recusou-se demitir-se para permitir que o partido buscasse uma alternativa, porque segundo a sua explanação, Simões Pereira, “quer continuar a instrumentalizar o partido para o seu projeto presidencial, fato que se evidencia pelas suas últimas declarações, quando defende de forma inconsequente e desgastante que o atual  Presidente da República ainda não foi legalmente empossado, remando assim de forma desnecessária contra a corrente, na medida em que este já exerce de facto e de jure seu mandato e tem o reconhecimento da CEDEAO, da CPLP, da União Africana, da União Europeia e das Nações Unidas”.
Acusou também o líder do partido libertador de nomear “novo” responsável de comunicação do partido à margem dos estatutos e de fazer uma gestão danosa do partido e dos seus interesses.
Cancan considera a gestão financeira do partido um tabu porque nenhum dirigente tem conhecimento do paradeiro dos avultados apoios (financeiros e materiais que o partido recebeu ou tem recebido dos seus amigos e parceiros) e diz haver provas que indiciam muito claramente perigosas violações aos artigos 140⁰ e 141⁰ dos Estatutos do PAIGC.
“Sou militante e dirigente do PAIGC que sempre deu a  cara pelo partido e pela defesa dos superiores interesses do PAIGC e por isso mesmo, reafirmo perante os dirigentes, militantes e simpatizantes que o meu compromisso é com o PAIGC, o meu partido de sempre. Este compromisso de décadas de fiel militância só vai terminar se expulso pela atual direção” referiu, para de seguida assegurar que a expulsão é uma prática e estratégica  corrente da atual equipa dirigente como “condição sine qua non para se manter no poder e tentar assim, ilusoriamente, tapar o céu com as mãos”.
Oscar Barbosa, advertiu o CNJF na sua carta que o PAIGC vive hoje um período de grande desmotivação, consequência direta dos diferentes insucessos que tem sofrido [nos tribunais, nas eleições, como causas principais] de Cacheu a esta parte. Criticou ainda que o partido passou de 67 para menos de 40 deputados nestes últimos anos, como também denunciou a falta do pagamento regular dos salários e muito menos meios para permitir o normal funcionamento das estruturas com a agravante de haver dividas por pagar a terceiros. 
“CIRCULA UMA PETIÇÃO PARA PEDIR A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES DOS ORGÃOS DO PAIGC”
“No meu modesto entender e pela experiência que acumulei nestas largas décadas dedicadas ao PAIGC posso afirmar sem receio que em relação à situação interna que se vive hoje no seu seio do partido, a rutura interna deste grande partido está por fio. Aqui não se coloca um problema de ordem pessoal, mas sim institucional”, notou.
Afirmou que a referida situação interna levou um grupo de quadros, altos dirigentes do PAIGC e com destaque para figuras do Bureau Político e do Comité Central, a fazer circular uma petição  para reclamar a urgente necessidade dos órgãos estatutários se reunirem para, de forma conjunta e responsável, encontrar as mais viáveis e sãs soluções que permitam ao PAIGC sair do seu atual atoleiro. 
O político e dirigente dos libertadores assumiu que é um dos principais assinantes desta petição estatutária.  
“Existe já no seio dos órgãos estatutários do PAIGC um elevado número de militantes e dirigentes que discordam com a forma como o Eng. Domingos Simões Pereira está a comandar o partido, somando derrotas e derrotas nas batalhas eleitorais e temem pelo colapso do nosso grande partido nas próximas eleições”, contou.
Óscar Barbosa, chamou a atenção do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização para solicitar ao Secretariado Nacional e serviços de administração e finanças do partido, os extratos bancários das contas do PAIGC nos bancos comerciais, onde se podem constatar as entradas e as saídas dos recursos financeiros do Partido. Acrescentou ainda que seja igualmente solicitado a lista dos bens materiais entrados no PAIGC. 
“De igual modo e para facilitar o trabalho do CNJF solicitar informações ao Presidente do PAIGC sobe os recursos financeiros provindos dos apoios do Angola/MPLA, do Togo, Benin, Mali, Costa do Marfim (chegaram ao país em voos especiais), de uma organização marroquina (recebida e entregue em mãos diretamente ao Presidente do PAIGC) e dos que recebeu via seu primo canalizados pelo ex-PM para o Presidente do PAIGC. Solicitar às Direcções-Gerais das Alfândegas e o da Viação e Transportes a lista de todos os materiais do PAIGC (viaturas, principalmente) que entraram no país entre 2014 a 2021 e que nunca foram alvo de registos, como determinam os Estatutos, nos serviços competentes do Secretariado Nacional”, alertou.
Rispito.com/O Democrata, 06-04-2021

1 comentário:

  1. Cancan, bai bu caminho bu dixa PAIGC em paz. O teu peso no PAIGC equivale a pena de uma galinha. Vai-te embora, ninguém sentirá a tua falta.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público