sexta-feira, 28 de maio de 2021

COLIGAÇÃO VOLTA A TREMES, MADEM AMEAÇA SAIR

A Juventude e Quadros do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15) vai anunciar este fim-de semana a decisão desta formação política de abandonar, ou não, a coligação que suporta o Governo de Nuno Gomes Nabiam. 
Em torno desta decisão estão as exonerações levadas a cabo na Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) pelo filho do ministro das Finanças, João Aladje Fadiá e a decisão do ministro de não nomear um militante do MADEM naquela Direcção-Geral.  
A agravar ainda mais o ambiente, no Conselho de Ministros de 27 de Maio, o partido viu ser exonerado como Director-Geral da Imprensa Nacional, o Coordenador dos Quadros do MADEM- G15, Bamba Banjai. 
A situação aumentou o nível desagrado com a remodelação governamental ocorrida em Abril que justificou uma reunião a 27 de Maio de uma delegação dos Quadros no Gabinete do Coordenador do partido Braima Camará, em que a situação governativa foi tema FAC principal em análise. Depois de várias horas de discussão, Braima Camará foi pressionado a dar o aval à Juventude e aos Quadros do partido para organizarem uma Conferência de Imprensa em que será anunciada o possível abandono da coligação. 

A e-Global soube junto de fontes do partido que, a decisão é para muitos militantes e dirigentes "irreversível". tendo em conta que o partido tem sido fortemente preiudicado nesta coligação

MADEM considera-se como único prejudicado desde formação do Governo. Um dos exemplos com que Braima Camará foi confrotado no encontro desta quinta feira 27 de Maio, foi o facto de na última remodelação governamental o partido perder pastas importantes. 
"Mas não são apenas estes os motivos. O ministro das Fianças, Aladje Fadiá recusou nomear um dirigente do MADEM na DGCI. 

Isto é do conhecimento público. Nos últimos tempos, o seu filho exonerou quase todas as figuras ligadas ao MADEM na DGCI e nomeou gente estranha ao partido. Não podemoS continuar nessa situação. Melhor é deixarmos a coligação", disse um dirigente da JUADEM. 

Para além da DGCI, existem também problemas com quadros do MADEM noutros Ministérios. Por exemplo, na Comunicação Social, Fernando Mendonça, um próximo a Carlos Gomes Jr., assumiu a função de Ministro numa pasta que pertencia o MADEM como Secretaria de Estado. 

Esta nomeação foi encarada como uma atitude de "desprezo" ao MADEM, sendo agravada agora com a exoneração do Coordenador dos Quatros do partido, Bamba Banjai que era Director-Geral de Imprensa Nacional (INACEP), desde que o actual Governo assumiu funções em Marco de 2020. 
"Temos ainda informações que o novo ministro do Turismo, Nando Vaz, está a ponderar a substituição dos Quadros do MADEM naquele pelouro. 

Tudo isso não pode acontecer no partido com mais peso na coligação. Preferível é sair, e podem acreditar que o Coordenador, Braima Camará concorda. O MADEM vai sair da coligacão", assegurou a nossa fonte.
Rispito.com/e-Global, 28-05-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público