quarta-feira, 9 de junho de 2021

Antigos e novos passaportes da Guiné-Bissau vão circular em simultâneo até final de 2022

Os antigos e os novos passaportes da Guiné-Bissau, apresentados na sexta-feira, vão circular em simultâneo até 31 de dezembro de 2022, esclareceu o Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.
"A partir do dia 01 de janeiro de 2023 só vai estar em circulação a nova gama de passaportes", pode ler-se num comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, apresentou na sexta-feira quatro novas gamas de passaportes que disse serem "dos mais seguros do mundo" e com os quais espera abrir portas ao país.

Os novos passaportes são ordinários (para cidadão comum), de serviço (para funcionários públicos), diplomáticos e especiais, assinalou Suzi Barbosa, que pede rigor e cumprimento da lei na atribuição dos documentos.

Os passaportes são designados da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Até aqui a Guiné-Bissau emitia os passaportes ordinário, de serviço e diplomático, mas a partir de agora passa a ter passaportes especiais.

As novas gamas de passaportes começaram a ser emitidos na segunda-feira e terão 32 páginas.

A ministra dos Negócios Estrangeiros guineense avisou que será "rigorosa no cumprimento da lei da atribuição de passaportes" e exortou aos técnicos do seu ministério a seguirem o exemplo.

Suzi Barbosa afirmou que os novos passaportes da CEDEAO que a Guiné-Bissau adota "são dos mais seguros do mundo" e poderão permitir a que os seus titulares, cidadãos guineenses, não tenham dificuldades na obtenção de vistos para outros países.

A ministra explicou que as antigas gamas de passaportes em circulação "são seguras e válidas", embora não cumpram com todos os requisitos de segurança exigidos no quadro da CEDEAO, daí a razão de o Governo guineense decidir pela introdução de "mais elementos de segurança" nos novos documentos.

Suzi Barbosa disse ainda que os novos passaportes vão permitir à Guiné-Bissau assinar acordos de isenções de vistos para vários espaços comunitários, nomeadamente com a União Europeia.
Rispito.com/Lusa, 09-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público