quarta-feira, 9 de junho de 2021

BRAIMA CAMARÁ NEGA TRANSFERÊNCIA DE TRÊS BILIÕES DE FCFA DO TESOURO PÚBLICO PARA A SUA CONTA

O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, negou ter recebido qualquer transferência vindo do tesouro público para a sua conta e desafiou os seus adversários políticos a exibirem provas de alegada transferência de três biliões de francos CFA do tesouro público para a sua conta, como está a ser veiculado em órgãos de comunicação social. Camará disse que se for provado que recebeu esse valor do tesouro público abandonará a vida política e, consequentemente, deixará de exercer as funções de coordenador do MADEM-G15 e de deputado da nação.

Braima Camará falava no período antes da ordem do dia da terceira sessão parlamentar da presente legislatura, na qual revelou que o Estado da Guiné-Bissau retirou-lhe dois terrenos correspondentes a 15 mil metros quadrados, ‘’como se fosse estrangeiro’’.
Afirmacoes essas que o politico veio reafirmar na tarde/noite do mesmo dia, numa grande entrevista na Radio Africa FM de Bissau

Segundo o coordenador do MADEM, os dois terrenos : o de Mbatonha e outro que fica na zona industrial de Brá, foram avaliados em 4 biliões de francos CFA, mas o atual governo através do ministro das finanças lhe terá dito que só poderia garantir o pagamento de 3 biliões e 200 milhões de francos CFA para os dois terrenos, o que ainda não aconteceu.

E na entrevista com a radio Africa, Braima Camara disse na atual conjuntura difícil que o país atravessa, pela ética, não aceitaria a transferência desse montante na sua conta neste preciso momento.

Em reação às declarações de Domingos Simões Pereira, o deputado da Braima Camará disse não compreender como é que o líder do PAIGC pode ter coragem de dizer coisas sobre a sua pessoa ao ponto de afirmar que o cofre do Estado foi levado para a casa do Braima Camará, “isso é vergonhoso, porque não corresponde à verdade”.

“Como é que alguém pode deixar o Movimento para Alternância Democrática com 27 deputados e o Partido da Renovação Social com 21 deputados para fazer aliança com Assembleia do povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau com apenas 5 deputados, atribuindo-lhe cargos do 1º vice-presidente da ANP, presidência do conselho dos ministros, a função pública e o Ministério do Interior. Isto não passa de má fé”, sublinhou.

Braima Camará assegurou ainda que se um dia o povo guineense confiá-lo um mandato para governar o país irá retirar Camilo Simões Pereira da casa onde reside, porque não tem direito de ficar com uma casa que pertence ao hospital Nacional Simão Mendes, bem como a casa de Cooperação Francesa e Policlínica como se fosse um combatente da liberdade da pátria, ou seja, ninguém tem o direito de ficar com três casas do Estado.

No que diz respeito à comercialização de castanha de caju, o líder do MADEM G-15 disse que ninguém na Guiné está em condições de dar-lhe lição de moral sobre essa matéria, porque foi o maior exportador de todo o tempo desse produto estratégico, tendo sido condecorado.

“A questão levantada do preço de caju tem a ver com a dinâmica do mercado, onde reina oferta e procura, portanto é assim é que funciona”, notou.
Rispito.com/O Democrata, 09-06-2021

1 comentário:

  1. ainda disse compreende a necessidade de implantacao de autarquias locais , que aquilo requeria amplo consenso nacional e que e extemporario no decurso desta legislatura .

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público