terça-feira, 8 de junho de 2021

Conselho da Juventude da Guiné-Bissau pede fim da greve da função pública

A presidente do Conselho Nacional de Juventude da Guiné-Bissau, Aissatu Djalo Forbs, pediu hoje o fim da greve geral da função pública, que está a afetar o setor da educação.

"Nós como jovens estamos bastante preocupados com a greve no setor da educação, que decorre há mais de seis meses", afirmou Aissatu Djalo Forbs.

A presidente do Conselho Nacional de Juventude falava depois de uma audiência com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, a quem pediu que o diálogo entre o Governo e a União Nacional de Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), principal central sindical do país, possa continuar.

"Garantiu-nos que ia instruir ainda esta semana para o Governo se sentar e negociar e ultrapassar o mais rapidamente possível a situação", disse Aissatu Djalo Forbs, salientando que a greve está a prejudicar os jovens guineenses.

A UNTG tem convocado desde dezembro ondas de greves gerais na função pública guineense para exigir do Governo, entre outras reivindicações, a melhoria das condições laborais, o cumprimento da lei da contratação pública e o aumento do salário mínimo nacional dos atuais 50.000 francos cfa (76 euros) para o dobro.

A sociedade civil, incluindo elementos do poder religioso e local, reuniu-se também hoje com a UNTG e o Governo para que regressem à mesa das negociações, estando previsto um novo encontro para terça-feira às 11:00 na sede da central sindical.
Rispito.com/Mundo ao Minuto, 08-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público