sexta-feira, 11 de junho de 2021

Governo da Guiné-Bissau apresenta plataforma para pagamento de impostos pela Internet

O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau apresentou hoje a plataforma "Kontaktu" que permite o pagamento de impostos pela Internet e uma maior interação entre o contribuinte e a Direção-Geral de Contribuições e Impostos.

"Hoje estamos a assistir a uma revolução no Ministério das Finanças, porque a partir deste momento está lançada uma aplicação informática que permitirá a qualquer contribuinte pagar as suas obrigações fiscais, gerando ele mesmo todo o processo", explicou o ministro das Finanças, João Fadiá.

Segundo o ministro guineense, a partir de hoje qualquer contribuinte pode pagar as suas obrigações fiscais a partir de um "telemóvel, de um `tablet`, de um computador portátil".

O novo sistema, desenvolvido em conjunto com o Fundo Monetário Internacional, é apoiado pelas redes de bancos e telemóveis, mas, neste momento, apenas o Ecobank e a empresa de telecomunicações TMN já estão preparados para trabalhar com a aplicação.

"Além de seguro, permite maior controlo, e o contribuinte está assegurado a 100% de que tudo o que pagou está bem pago, registado e pode ser visto a todo o momento, com toda a segurança", salientou João Fadiá.

Para o ministro, aquilo é fundamental, porque tem havido muitos problemas nos circuitos de pagamento manual.

"As declarações são preenchidas à mão e quando chegam ao posto de pagamento podem sofrer alterações indesejáveis, não estou a acusar ninguém, mas por esta via o contribuinte está seguro, aquilo que declarou, pagou, está pago e registado e não haverá qualquer problema no futuro", sublinhou.

Para os técnicos da Direção-Geral de Contribuições e Impostos também é uma segurança, porque a operação foi feita da melhor forma possível e "todos ficamos de consciência tranquila", disse João Fadiá.

"É uma revolução. Este é o sistema mais evoluído de África neste momento. Outros virão consultá-lo", afirmou o ministro das Finanças.

O governante disse também que o novo sistema vai permitir ao Estado combater a economia informal e a corrupção e recolher mais impostos
Rispito.com/Lusa, 11-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público