terça-feira, 22 de junho de 2021

Jovens da Guiné-Bissau e Angola pedem à CPLP apoio para eleições autárquicas

Um grupo de jovens da Guiné-Bissau e de Angola pediram à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para dar apoio para a realização de eleições autárquicas naqueles dois países.
A proposta consta de uma carta dirigida ao presidente em exercício da CPLP e chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e ao secretário executivo da organização, Francisco Ribeiro Telles, a que a Lusa teve hoje acesso, feita pelo Movimento de Jovens pelas Autarquias na Guiné-Bissau e pelo Movimento Terceira Divisão de Angola.

Na carta, os jovens pedem a Jorge Carlos Fonseca e a Francisco Ribeiro Telles para incorporar o tema na agenda da cimeira dos chefes de Estado e de Governo, que se vai realizar em Angola, em julho.

Concretamente, os jovens pedem que sejam analisados os “processos de descentralização do poder local na Guiné-Bissau e em Angola”, bem como os progressos alcançados a nível legislativos e os “entraves à sua materialização”.

Os movimentos solicitam também apoio técnico aos dois países para a “finalização dos pacotes legislativos autárquicos” e a “formação de técnicos e possíveis autarcas” por partes dos estados com o processo consolidado.

Na proposta, os jovens esperam também que a Guiné-Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe passem a “abrir a possibilidade de candidaturas de grupos de cidadãos nas eleições autárquicas”.

O Presidente de Angola, João Lourenço, tinha anunciado, em 2018, a realização de autárquicas em 2020, mas aquelas acabaram por ser adiadas com justificação em atrasos na aprovação da legislação necessária.

Na Guiné-Bissau, a Comissão Nacional de Eleições entregou em março um cronograma eleitoral ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, que prevê a realização de autárquicas este ano, mas, até ao momento, não foi confirmado oficialmente a sua realização.
Rispito.com/Plataforma, 22/06/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público