sexta-feira, 25 de junho de 2021

JOÃO LOURENÇO E USE HOMOLOGOS DE COSTAS VIRADAS JUNTOS NA CIMEIRA DE LUANDA

O mês de julho vai ficar marcado por mais uma Cimeira dos chefes de Estados e dos Governos da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Luanda, capital de Angola, pais cujo presidente, João Lourenço, está de "costas voltadas" com o homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, desde que este último assumiu o poder, em fevereiro de 2020.

Angola não tem Embaixador na Guiné Bissau e terá recusado também acreditar a representação diplomática da Guiné-Bissau, indicada por Umaro Sissoco Embaló, depois de um conflito aberto entre os presidentes dos dois paises. Na cimeira da CPLP, que se realiza em Angola, a questão prévia colocada por vários observadores em Bissau, é Será que o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló vai participar do encontro e se for como ficará?

Se Umaro Sissoco Embaló for à Cimeira, terá de enfrentar ou cumprimentar o presidente de Angola, eisso será uma oportunidade para Embaló reforçar as acusações contra João Lourenco, ou pedi-lo desculpa e fazer paz com o estadista Angolano. 
Seja como for, a Cimeira da CPLP que se realiza entre 16 e 17 de julho vai prometer e muito, com Umaro Sissoco Embaló em centro de atenção estando num pais que publicamente ele atacou o seu presidente, deixando desde então, uma marca negativa nas suas relacões. 

João Lourenço e Angola são apenas uma das värias frentes de combate abertas por Umaro Sissoco Embaló, que ao promover a que ele chama de "diplomacia agressiva", entra em conflito com várias entidades, alguns chefes de Estado, nomeadamente. 

Depois de acusações de ingratidão, que proferiu contra o presidente de angola, afirmando que este estava a perseguir os filhos de José Eduardo dos Santos, antecessor de Lourenço na presidência angolana, Umaro Sissoco Embaló ainda continua com os ataques pessoais que havia inaugurado, em 2017, contra o presidente da Guiné Conacri Alpha Condé.
Rispito.com/CNEWS, 25-06-2021

3 comentários:

  1. Desculpas nunca k rache presidente angolano.

    ResponderEliminar
  2. Presidente ypudi manda 1 ministro ou ministra de estado y negocios extrangeiro pa represental.

    ResponderEliminar
  3. Até USE pode ir participar na Cimeira de Luanda, a CPLP não é património de João Lourenço, mas sim património" das comunidade dos países da Língua portuguesa" em que a Guiné-Bissau tem pleno direito.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público