JOÃO LOURENÇO E USE HOMOLOGOS DE COSTAS VIRADAS JUNTOS NA CIMEIRA DE LUANDA
O mês de julho vai ficar marcado por mais uma Cimeira dos chefes de Estados e dos Governos da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Luanda, capital de Angola, pais cujo presidente, João Lourenço, está de "costas voltadas" com o homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, desde que este último assumiu o poder, em fevereiro de 2020.
Angola não tem Embaixador na Guiné Bissau e terá recusado também acreditar a representação diplomática da Guiné-Bissau, indicada por Umaro Sissoco Embaló, depois de um conflito aberto entre os presidentes dos dois paises. Na cimeira da CPLP, que se realiza em Angola, a questão prévia colocada por vários observadores em Bissau, é Será que o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló vai participar do encontro e se for como ficará?
Se Umaro Sissoco Embaló for à Cimeira, terá de enfrentar ou cumprimentar o presidente de Angola, eisso será uma oportunidade para Embaló reforçar as acusações contra João Lourenco, ou pedi-lo desculpa e fazer paz com o estadista Angolano.
Seja como for, a Cimeira da CPLP que se realiza entre 16 e 17 de julho vai prometer e muito, com Umaro Sissoco Embaló em centro de atenção estando num pais que publicamente ele atacou o seu presidente, deixando desde então, uma marca negativa nas suas relacões.
João Lourenço e Angola são apenas uma das värias frentes de combate abertas por Umaro Sissoco Embaló, que ao promover a que ele chama de "diplomacia agressiva", entra em conflito com várias entidades, alguns chefes de Estado, nomeadamente.
Depois de acusações de ingratidão, que proferiu contra o presidente de angola, afirmando que este estava a perseguir os filhos de José Eduardo dos Santos, antecessor de Lourenço na presidência angolana, Umaro Sissoco Embaló ainda continua com os ataques pessoais que havia inaugurado, em 2017, contra o presidente da Guiné Conacri Alpha Condé.
Desculpas nunca k rache presidente angolano.
ResponderEliminarPresidente ypudi manda 1 ministro ou ministra de estado y negocios extrangeiro pa represental.
ResponderEliminarAté USE pode ir participar na Cimeira de Luanda, a CPLP não é património de João Lourenço, mas sim património" das comunidade dos países da Língua portuguesa" em que a Guiné-Bissau tem pleno direito.
ResponderEliminar