segunda-feira, 28 de junho de 2021

UNTG prossegue greve geral em julho

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau vai prosseguir com a greve geral na Função Pública do país em julho, disse hoje à agência Lusa o secretário-geral da central sindical, Júlio Mendonça.

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) tem convocado, desde dezembro, ondas de greves gerais na função pública, para exigir do Governo, entre outras reivindicações, a exoneração de funcionários contratados sem concurso público, melhoria de condições laborais e o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000 francos cfa (76 euros) para o dobro.

“Entregamos outro pré-aviso de greve na sexta-feira para todo o mês de julho”, disse Júlio Mendonça.

Questionado se tinham acrescentado mais pontos à revindicação, Júlio Mendonça disse que a UNTG passou também a exigir uma “auditoria às contas do Estado”.

Sobre a adesão à greve no mês de junho, o secretário-geral da UNTG disse que “já não contabilizam”, mas que afetou principalmente o setor da saúde e educação.

A UNTG iniciou em dezembro greves gerais mensais que têm paralisado, sobretudo, o setor da saúde, com impacto, por exemplo, na realização de testes para detetar covid-19, e na educação, com um ano letivo praticamente inexistente também devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Rispito.com/Lusa, 28/06/2021


1 comentário:

  1. Este sindicato nem sabe o k fazer devia sim exigir o governo a assinatura de um contrato coletivo para um determindo tempo.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público