quarta-feira, 28 de julho de 2021

Parlamento da Guiné-Bissau não vai convocar sessão para apreciar pedido de levantamento imunidade

A mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau não tenciona convocar uma sessão extraordinária para apreciar o pedido de levantamento de imunidade de qualquer deputado, refere uma deliberação hoje divulgada à imprensa.

Na deliberação, com data de hoje e assinada pelo presidente do parlamento Cipriano Cassamá, pode ler-se que a mesa da ANP esteve hoje reunida com a presença dos presidentes dos grupos parlamentares para discutir três pontos.

Entre os três pontos estava a "análise e posicionamento da mesa sobre o requerimento do grupo parlamentar do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) à nota da Procuradoria-Geral da República, que justifica as razões de impedimento de viagem do deputado Domingos Simões Pereira e líder daquele partido.

"A mesa da ANP deliberou informar que a Assembleia Nacional Popular não tem agendado e nem tenciona convocar sessão extraordinária com o objetivo de apreciar o pedido de levantamento de imunidade a qualquer deputado da Nação", pode ler-se na deliberação.

Em causa está a ordem dada sexta-feira ao Ministério do Interior pelo procurador-geral da República para impedir a saída do país do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, quando aquele se preparava para viajar para Portugal.

A 24 de junho, a Procuradoria-Geral da República pediu o levantamento da imunidade parlamentar do deputado Domingos Simões Pereira, por suspeita de crimes referente a processos do ano de 2015, 2018 e 2020.

Na sequência do pedido, a comissão de ética do parlamento entregou ao presidente do parlamento a sua decisão, unânime, de não levantar a imunidade parlamentar ao deputado Domingos Simões Pereira por falta de existência de elementos suficientes.

Na carta enviada ao Ministério do Interior, o procurador-geral da República referiu que havia "risco de fuga", porque segundo "as suas fontes" a ANP iria convocar uma reunião extraordinária para levantar a imunidade parlamentar a Domingos Simões Pereira.
Rispito.com/Lusa, 28-07-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público