quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ambiente na Guiné-Bissau é prejudicial ao exercício dos direitos humanos

O primeiro vice-presidente da organização não-governamental (ONG) Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Turé, afirmou que o ambiente político e social na Guiné-Bissau é neste momento altamente prejudicial ao exercício dos direitos e liberdades fundamentais.

"O atual poder político revelou uma insensibilidade. É um poder político alérgico ao exercício dos direitos e liberdades fundamentais", lamentou Turé, entre entrevista à Lusa, assegurando que os casos registados de 2020 até à data provam essa situação.

"São inaceitáveis essas situações no Estado de direito democrático", disse o ativista, referindo-se a ataques e perseguições de que várias pessoas têm sido alvo, incluindo jornalistas e políticos.

Bubacar Turé falava por ocasião das celebrações do 30.º aniversário da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), que se assinala a 12 de agosto.

No âmbito das celebrações, a ONG vai realizar visitas a estabelecimentos prisionais, debates radiofónicos e conferências alusivas aos direitos humanos, à democracia, ao estado de direitos e ao desenvolvimento sustentável.

Está também prevista a realização de um retiro estratégico com o objetivo de reestruturar e redimensionar a organização face às novas dinâmicas no plano nacional e internacional.

O dirigente da LGDH afirmou que a Guiné-Bissau sempre teve problemas com a situação dos direitos humanos, porque "nunca fizeram parte da agenda política dos sucessivos governos da Guiné-Bissau".

"A prova disso é que o nosso país é um dos poucos no mundo que não tem nem sequer um plano estratégico de promoção e de proteção dos direitos humanos e cidadania", salientou o ativista social.

Sobre a violação dos direitos humanos registados na Guiné-Bissau, o primeiro vice-presidente da ONG classificou-os em duas categorias, nomeadamente os direitos da liberdade e garantias e os direitos económicos e sociais.

No que concerne aos direitos da liberdade e garantias, Bubacar Turé considerou que nos últimos tempos registou-se uma "espécie de regressão espantosa" dos indicadores, porque tem havido "ataques contra as liberdades fundamentais, nomeadamente, a liberdade de manifestação, da imprensa e até os direitos civis e políticos".

Turé lembrou que a Guiné-Bissau escolheu a democracia como forma de governo voluntariamente e que deve cumprir os pressupostos que a democracia impõe, que segundo a sua explicação, "são o respeito pelos direitos humanos, respeito pelo Estado do direito democrático, a separação do poder e o combate à impunidade".

Para o ativista, aqueles valores têm sido postos de lado por sucessivos governos.

Ao nível dos direitos económicos e sociais, Bubacar Turé apontou que a "situação é muito complicada" devido às ondas de greves decretadas pelas organizações sindicais, tendo criticado ainda o Governo pela incapacidade de lidar com a situação, que paralisou o setor da educação e da saúde.

"O Governo no contexto da crise sanitária ao invés de adotar medidas para mitigar os efeitos da crise sanitária na vida dos cidadãos decidiu optar por uma medida absurda e incompreensível de agravar o nível de vida das pessoas com a criação de impostos e taxas absurdas", lamentou.

O ativista criticou ainda o estado avançado da degradação das infraestruturas rodoviárias e também a falta da energia elétrica no interior do país.

"A Guiné-Bissau acabou por reduzir-se apenas à capital, Bissau, e os cidadãos que vivem no interior não têm acesso aos serviços básicos", vincou.
Rispito.com/Lusa, 12/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público