domingo, 1 de agosto de 2021

Idrissa Djaló: É preciso “sair do ciclo da partidocracia”

O Partido da Unidade Nacional organizou, este sábado, uma jornada de portas abertas destinada aos jovens com vista à apresentação da visão de uma nova Guiné-Bissau. O líder do partido, Idrissa Djaló, afirma que é preciso “sair do ciclo da partidocracia”.

Jovens de várias sensibilidades políticas, sociais, económicas e culturais ouviram este sábado  a nova visão estratégica do Partido da Unidade Nacional para construção de uma nova Guiné-Bissau.

Na explanação dos caminhos a percorrer para esta nova república, o líder do PUN, Idrissa Djaló, insurgiu-se contra aquilo que chamou de “partidocracia” instaurada há quatro décadas, tendo destruído por completo os sonhos de uma Nação de Esperança.

Para Idrissa Djaló, a corrupção, o nepotismo, a traição e violação dos direitos humanos são males que não têm solução à vista, defendendo que é preciso uma nova classe política competente e comprometida com o povo.

“Construir a democracia, sair do ciclo da partidocracia que é sinónimo, no nosso ponto de vista, de corrupção generalizada que o país conhece desde a independência. Dotar o país de uma nova república, com instituições democráticas sustentáveis, uma nova administração pública despolitizada, um novo ordenamento de território e reduzir pela metade o número de deputados”, frisou.

O líder do partido acredita que a visão da nova Guiné-Bissau precisa da juventude como força motriz da sociedade, pois só os mais jovens podem transmitir esperança para construção de um país alicerçado na democracia.

“A população da Guiné Bissau é muito jovem, isso é esperança, a juventude tem essa capacidade de se adaptar rapidamente a grandes mudanças que o país vai exigir e dar saltos através de uma educação bem pensada”, concluiu.

A jornada de portas abertas para a juventude, organizada pelo PUN, visa um diagnóstico sobre a falência de estado, visão sócio-económica, e construção de unidade nacional para os futuros desafios.
Rispito.com/RFI, 01/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público