terça-feira, 21 de setembro de 2021

USE ACUSA RTP ÁFRICA DE SER UMA EXTENSÃO DE PAIGC

Umaro Sissoco Embaló, acusou a imprensa pública portuguesa de ser uma extensão do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Durante uma curta visita, no fim-de-semana de 18 de Setembro, a Caliquisse, terra natal do ex-PR, José Mário Vaz, Umaro Sissoco Embaló apontou à correspondente da RTP África na Guiné-Bissau de ser funcionária de um órgão ao serviço do PAIGC.

A reação do Chefe de Estado foi manifestada quando a jornalista, Indira Correia Baldé, também presidente do Sindicato de Jornalistas na Guiné-Bissau perguntou ao Presidente quando iria convidar José Mário Vaz para a sua tomada de posse oficial, tendo em conta que a que aconteceu há cerca de dois anos foi apenas simbólica. 

Expressando-se em crioulo, Umaro Sissoco Embaló vincou que é Presidente da República e que só "pessoas frustradas do PAIGC, como a RTP África", extensão daquele partido é que insistem a considerar que não é presidente. "Mas o problema é vosso. Digam o que quiserem, eu sou Presidente da República. Se um dia eu me sujeitar a uma nova investidura, que Deus me faça perder a perna", disse.

Com a observação da jornalista que lembrou que a sua função é fazer as questões, o PR reagiu adoptando termos de senso comum entre guineenses em como "só lunpens e tchunés", que significa "só ignorantes e palhaços" continuam a pensar que a realidade que se vive na Guiné-Bissau é mutável. 

"A RTP África é do PAIGC. Mas para a vossa informação, saibam quer sou deputado da Nação e fui investido como PR, no mesmo espaço que me investiram como deputado da Nação. O Presidente Koumba Yalá foi investido num, Estádio de futebol. O Presidente Nino Vieira foi investido num Estádio. Onde é que saíram com essa insistência sobre a minha investidura", questionou. 

A deslocação a Calequisse terá surgido de forma improvisada e teria como objectivo despedir-se de José Mário Vaz no comento da sua deslocação para participar na Cimeira das Nações Unidas. 
Sissoco Embaló disse que foi pedir conselhos ao ex-Chefe de Estado e aproveitou também para lhe transmitir os cumprimentos manifestados pelos Chefes de Estado da CEDEAO.
Rispito.com/e-Global, 21/09/2021

2 comentários:

  1. Senhora jornalista outra pergunta para presidente da republica, muito pertinente ,ate podia ser no seu regresso de Nova york, e quando ele
    publicaria o decreto de marcacao de eleicoes autarquicas que a CNE esta a aguardar .

    ResponderEliminar
  2. A senhora se espera da festa de investidura está engana...o que importa é que povo o reconhece como presidente tanto quanto o reconhece as Nações Unidas, a CEDEAO, a União Africana e outras instituições internacionais. Resto uma instituição pobre como a rtp África que importância tem para questionar a legalidade de um presidente eleito nas urnas pelo seu povo? Você é uma vergonha dos guineenses oh senhora animadora que se diz jornalista....

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público