sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Forças de defesa não estiveram envolvidas no ataque do dia 01 de Fevereiro

O primeiro-ministro afirma que as forças de defesa e segurança não estiveram envolvidas na tentativa de golpe de Estado de 1 de fevereiro. Nabiam diz que a situação "está calma" e que as rusgas são um "processo normal".

"Aquilo que aconteceu não foram as nossas forças de defesa e segurança, foi um grupo de indivíduos que assaltaram o Palácio do Governo com a intenção, certamente, de fazer um golpe de Estado", disse à Lusa esta quinta-feira (17.02) o primeiro ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam.

Questionado sobre se esta situação não vai prejudicar as relações com os parceiros de cooperação e de desenvolvimento, numa altura em que várias instituições financeiras anunciaram apoios monetários para o país, o primeiro-ministro disse que o Governo está a "passar a informação para o mundo de que o país está estável".

"Voltámos a trabalhar para isso e não há nada de alarmante. Apelamos aos nossos parceiros que venham trabalhar, que continuem a fazer os seus projetos na Guiné-Bissau, porque está tudo normal", afirmou.

"Há uma confiança total"
Ainda sobre as relações entre as instituições, Nuno Gomes Nabiam lembrou que o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, general Biagué Na Ntan, que regressou esta semana ao país, esteve na quarta-feira (16.02) a visitar as instalações do Palácio do Governo.

"A relação entre as instituições do país está no seu ponto mais alto e estamos confiantes nas forças de defesa e segurança. Foram tão corajosos, porque não sabíamos de facto quem estava a cumprir aquela missão. Vieram, resolveram os problemas", disse, salientando que foram as forças de defesa e segurança que retiraram as pessoas do Palácio do Governo e conseguiram resgatar o Presidente, Umaro Sissoco Embaló. "Há uma confiança total", afirmou.

No dia 1 de fevereiro, homens armados atacaram o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro e de que resultaram oito mortos.

O Presidente guineense considerou tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado e apontou o ex-chefe da Marinha José Américo Bubo Na Tchuto, Tchamy Yala, também ex-oficial, e Papis Djemé como os principais responsáveis.

Rusgas são um "processo normal"
Nabiam afirmou que a situação no país "está calma" e que as rusgas em curso após a tentativa de golpe de Estado são um "processo normal", pedindo aos cidadãos que não fiquem assustados. 

"A situação está calma, aconteceu o aquilo que aconteceu, foi condenado a nível interno e internacional porque não há espaço para violência na democracia. Voltámos ao nosso dia a dia. O Governo está a funcionar de uma forma normal", afirmou o governante no final da reunião do Conselho de Ministros. 


O Conselho de Ministros decorreu, ao contrário do que é normal, no Palácio da Presidência, mas o primeiro-ministro explicou que a sala onde por norma decorre o encontro semanal no Palácio do Governo ainda está a ser arranjada, após o ataque. 

"De forma geral está tudo a andar, a justiça está a fazer o seu trabalho, esperamos com toda a tranquilidade que seja feita justiça e também apelamos que seja uma justiça que satisfaça todo o mundo, sem perseguições e outras situações", pediu  Nabiam. 

Golpes, uma velha prática na Guiné-Bissau
Os três homens foram presos em abril de 2013 por agentes da agência antidrogas norte-americana (DEA) a bordo de um barco em águas internacionais na costa da África Ocidental e cumpriram pena de prisão nos Estados Unidos.

Os três alegados responsáveis pela tentativa de golpe de Estado foram detidos, segundo o Presidente guineense.

Na sequência desta tentativa, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu o envio para o país de uma força de estabilização.

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com cerca de dois terços dos 1,8 milhões de habitantes a viverem com menos de um dólar por dia, segundo a ONU.

Desde a declaração unilateral da sua independência de Portugal, em 1973, sofreu quatro golpes de Estado e várias outras tentativas que afetaram o desenvolvimento do país.
Rispito.com/DW, 18/02/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público