quarta-feira, 9 de março de 2022

 

Costa convicto de que cooperação com a Guiné-Bissau vai ser mais sólida

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que deixa a Guiné-Bissau convicto de que a cooperação nos próximos anos será mais sólida e concreta, depois de uma visita ao país para dar um “sinal claro de apoio à estabilidade”.

“Saio daqui convicto de que vamos poder nos próximos anos dar passos mais concretos e sólidos naquilo que é a cooperação e identificamos também novas áreas onde é possível trabalharmos em conjunto”, disse António Costa aos jornalistas no cemitério de Bissau, onde prestou homenagem aos antigos combatentes portugueses.

O primeiro-ministro salientou que a visita teve, em primeiro lugar, uma dimensão política, que “é um sinal claro de apoio à estabilidade, ao normal funcionamento das instituições na Guiné-Bissau”, lembrando que há um novo acordo estratégico de cooperação, assinado o ano passado, orçado em cerca de 60 milhões de euros.

A Guiné-Bissau viveu mais um momento de instabilidade a 01 de fevereiro, quando as forças de defesa e segurança impediram uma tentativa de golpe de Estado, que visava assassinar o Presidente e membros do Governo.

Durante a visita de António Costa a Bissau foram anunciadas a doação de um navio para fazer a ligação entre o continente e o arquipélago dos Bijagós e a vinda de 30 especialistas portugueses para dar formação e treino às forças armadas.

O primeiro-ministro destacou também as “conversações que foram feitas” para a construção de uma escola portuguesa na capital guineense e “os passos que foram dados tendo em vista resolver problemas burocráticos que sempre existem na concessão de vistos e que agora, com o novo acordo de mobilidade, vão ser revistos”.

Sobre a visita ao talhão português do cemitério de Bissau, último ponto do programa da visita antes de seguir viagem para Cabo Verde, António Costa disse que se tratou de “prestar homenagem a todos os militares portugueses que ao longo dos séculos” prestaram serviço naquele país e que morreram no “exercício de funções”.

O talhão português no cemitério de Bissau tem campas de militares portugueses, que datam do século XIX.

Na Guiné-Bissau existem ainda muitos antigos combatentes das forças armadas portuguesas que devem ser tratados com “todo o respeito, todo o carinho, valorizando o contributo que deram a Portugal”, salientou António Costa.

“Obviamente, vivemos num país diferente, temos hoje relações diferentes com a Guiné-Bissau, estamos aqui em paz, mas é preciso respeitar a história e aqueles que combateram por Portugal, em nome da história”, sublinhou.

Do cemitério de Bissau, António Costa seguiu para o aeroporto internacional Osvaldo Vieira para viajar para Cabo Verde, onde hoje inicia uma visita com um encontro com a comunidade portuguesa.
Lusa, 06-03-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público