quarta-feira, 9 de março de 2022

 

Portugal vai oferecer navio para ligar a capital da Guiné-Bissau às ilhas Bijagós

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou hoje em Bissau que Portugal vai oferecer à Guiné-Bissau um navio que fará a ligação fluvial entre a capital e as ilhas Bijagós.

O ministro português, que integra a comitiva do primeiro-ministro, António Costa, que realiza uma visita de 24 horas a Bissau, disse que, “sem ser otimista”, o navio deverá estar na Guiné-Bissau “até final do próximo ano”.

João Pedro Matos Fernandes falou à Lusa à margem de um encontro que o primeiro-ministro português manteve com a comunidade portuguesa na embaixada do país na capital guineense.

Portugal vai recuperar e colocar a disposição da Guiné-Bissau o navio Eborense, num investimento que o ministro João Pedro Matos Fernandes estima poder chegar a 1,5 milhões de euros, entre a manutenção da embarcação, a formação de cinco tripulantes guineenses e o seu transporte até Bissau.

“É um navio que para já vai ter de levar alguém do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau a Portugal para que nos dê indicações sobre como é que o navio será recuperado. O navio ainda está em uso, está agora a deixar de ser usado e tem de ser recuperado”, declarou o governante português.

A ligação marítima entre a zona continental e as cerca de 90 ilhas e ilhéus da Guiné-Bissau tem sido um dos problemas de comunicação no país, com as autoridades a serem sempre confrontadas pela população, nomeadamente os habitantes do arquipélago dos Bijagós.

Ainda no âmbito do Fundo Ambiental, o ministro do Ambiente e da Ação Climática adiantou que Portugal vai apoiar a Guiné-Bissau com cerca de 2,5 milhões de euros para um projeto de recuperação de dunas e 'mangais' nos Bijagós.

O projeto, que pode durar até quatro anos, vai ser executado por entidades portuguesas, mas com o envolvimento das comunidades locais, visando a recuperação do património natural do Bijagós e desta forma permitir que as ilhas sejam utilizadas dentro de regras aceitáveis do turismo, assinalou o governante português.
Lusa, 06-03-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público