quarta-feira, 30 de março de 2022

PR guineense presidiu à inauguração do Coris Bank em Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, presidiu hoje à inauguração do Coris Bank Internacional, detido por capitais privados do Burkina Faso, e prometeu que o país “estará sempre” ao lado de investimentos do género.

 “Testemunhar o estabelecimento de novas instituições, presenciar o início de um projeto é sempre, para um chefe de Estado, um ato gratificante”, notou Sissoco Embaló, dirigindo-se aos presentes, entre empresários, membros do Governo e corpo diplomático acreditado em Bissau.

O Presidente guineense afirmou que se sente satisfeito pelo facto de o novo banco ajudar o país a “enfrentar um dos seus maiores desafios” que é o financiamento da economia.

Umaro Sissoco Embaló considerou que o país não poderá conhecer um progresso social sem que tenha, antes, um crescimento económico sustentável que possa concorrer para a estabilidade das instituições públicas.

“É neste enquadramento político que se vai inscrever a ação da Coris Bank na Guiné-Bissau”, defendeu Embaló.

O Presidente guineense espera que o novo banco venha a captar as poupanças dos clientes, investir na economia, ajudar a fortalecer o tecido empresarial e o crescimento económico do país.

 “A vossa presença no nosso país representa um voto de confiança na economia e no futuro da Guiné-Bissau”, observou Umaro Sissoco Embaló, prometendo, já se expressando em francês, que o Coris Bank não se vai sentir só no país.

Embaló afirmou que a Guiné-Bissau “estará sempre” ao lado de investidores no sentido de permitir que as duas partes ganhem.

A diretora da sucursal do Coris Bank na Guiné-Bissau, Myriam Kone saudou a presença do chefe de Estado guineense na inauguração da agência que fica na praça dos heróis nacionais, ao lado do palácio da presidência.

Myrian Kone explicou que o grupo Coris Bank tem como valores: confiança, originalidade, responsabilidade, integridade e sociabilidade, que correspondem às iniciais do banco.

O Coris Bank Internacional, que iniciou as atividades na Guiné-Bissau no início de março, tem como metas financiar as pequenas e médias empresas como faz nos restantes sete países da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), anunciou o banco num comunicado.

O Coris Bank Internacional é um grupo comercial privado do Burkina Faso criado em janeiro de 2008, com um capital social de 32 mil milhões de francos cfa (cerca de 48 milhões de euros).

A agência principal do Coris Bank funciona nas antigas instalações da TAP em Bissau.

O Coris Bank Internacional está presente nos oito países da UEMOA (Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo).

O banco também opera na Guiné-Conacri, que não faz parte da UEMOA, mas é membro da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“A presença na Guiné-Bissau confirma cada vez mais a ambição do Coris Bank International de participar na melhoria do nível de bancarização das populações e contribuir para o crescimento do mercado nacional acrescentando uma mais-valia à economia local”, lê-se na nota.

O financiamento às pequenas e médias empresas é descrito como o objetivo estratégico do Coris Bank Internacional, que passa a ser o sexto banco comercial na Guiné-Bissau.

Os outros bancos comerciais são o Banco Atlântico, BAO, BDU, Ecobank e Orabank.

Dados do Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO) apontam a Guiné-Bissau como o país onde menos pessoas utilizam o banco nas transações comerciais.
Rispito.com/Lusa, 30/03/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público