quinta-feira, 28 de abril de 2022

AGNELO REGALA: "NÃO ENTENDEMOS A CEDEAO, QUE VEM RESPONDER UM PEDIDO DE QUEM ESCORRAÇOU AS SUAS FORÇAS PARA PODER ASSUMIR O PODER"

O presidente do partido da União para Mudança (UM), Agnelo Regala, ao responder aos jornalistas esta quarta-feira (27.08.2022), em Bissau ao ser interpelado a saída da cerimónia da entrega do prémio "Guerra Jungueiro" aos escritores guineenses Tony Tcheca e Abdulai Sillá diz sobre a vinda duma força de estabilização da CEDEAO ao país, diz não entender "como é que a CEDEAO vem responder um pedido de quem escorraçou as forças de CEDEAO para assumir o poder".

"O espaço de concertação dos partidos democráticos já se tinham pronunciado sobre esta matéria, sobre a ameaça e o pedido que havia sido feito no sentido da vinda desta força ao país... Mais uma vez o Presidente da República viola a Constituição da República que é o pilar fundamental de um Estado de direito democrático, ele deveria perguntar a ANP a quem competia pronunciar-se sobre o assunto ". Observou Regala.

O líder de UM e também deputado da nação, Agnelo regala, disse ainda que "este (referindo ao que considera de violação a Constituição da República) será mais um facto que irá manchar as relações a nível de diferentes instituições do país e promete defender a soberania da Guiné-Bissau.

"Portanto nós já começamos a estar já habituados aos atropelados a lei e a Constituição da República por parte do presidente Sissoco Embaló e este é mais um facto que vai manchar efetivamente as relações a nível das diferenças instituições do país. A Assembleia Nacional vai-se reunir e nós vamos ter que nos pronunciarmos enquanto deputados da nação e enquanto patriotas vamos defender a independência e soberania da Guiné-Bissau ", afincou o deputado.

Esta não é contudo, a primeira vez que a CEDEAO envia estas forças de paz para o país. Já o tinha feito em 2012, para guardar edifícios públicos entre outras missões, depois do golpe militar desse ano que derrubou o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior (um dos candidatos à segunda volta das presidenciais) e o presidente interino Raimundo Pereira, no poder após a morte de Malam Bacai Sanhá por doença.

A força só deixou o país em 2020 e agora os chefes de Estado e de Governos da CEDEAO decidiram enviar à Guiné-Bissau um contingente de apoio depois do atentado de 1 de fevereiro ocorrido no Palácio do Governo, mas até então a Assembleia Nacional Popular não se posicionou sobre a matéria.
Rispito.com/DC, 28/04/2022

3 comentários:

  1. Será que o Administrador colonial quer golpe é por isso que condena a vinda dos militares da CEDEAO? Onde estavas quando o seu líder (DSP) era escoltado por esta força como se fosse presidente da República? Já és velho para seres levado por este liderzinho...

    ResponderEliminar
  2. Camaleão vai para a tua terra. Colonialista disfarçado.

    ResponderEliminar
  3. EL PRÉSTAMO URGENTE ESTÁ DISPONIBLE AHORA

    HOY CONSEGUÍ LA CANTIDAD DE PRÉSTAMO DESEADA $ 760K DE UNA COMPAÑÍA DE PRÉSTAMO PRIVADO CONFIABLE, CONFIABLE Y REGISTRADA LA SEMANA PASADA, ¿NEGOCIO / CASA / EMPRESA / PROYECTO / PRÉSTAMO PERSONAL? AHORA SON ASEQUIBLES AQUÍ PARA USTED HOY CONTACTO Correo electrónico profdorothyinvestments@gmail.com

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público