domingo, 3 de abril de 2022

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU CANCELA LICENÇAS DE RADIODIFUSÃO

Na quinta-feira 31 de Março findo, o Governo da Guiné-Bissau decidiu, na reunião do Conselho de Ministros, cancelar as licenças provisórias atribuídas a alguns órgãos de Comunicação Social, por "inadimplemento" (acção ou efeito de não cumprir o que se propôs a fazer ou realizar), alegando flagrantes violações. O ministro da Comunicação Social referiu esta sexta-feira sobre a "tolerância zero", porque apenas rádios religiosas têm licença em conformidade. 
No Conselho de Ministros presidido pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, nesse capítulo, consta que, o ministro da Comunicação Social, Fernando Mendonça, incidiu a sua intervenção sobre a decisão do cancelamento das licenças do exercício de atividades de radiodifusão. Essa decisão abrange as licenças concedidas às emissoras locais, regionais e nacionais em violação das disposições da Lei n° 4/2013 de 25 de Junho. 

A decisão tomada no conselho de Ministros não especificou qualquer caso e não se sabe dos efeitos imediatos, mas o Governo já fez alusão de encerrar as rádios, sobretudo as privadas. Observadores interpretam esta decisão como uma estratégia para "silenciar algumas rádios incómodas", entre as quais a Rádio Capital FM, atacada por homens armados a cerca de dois meses.

Poucos dias depois do ataque à Rádio Capital FM, O Presidente da República anunciara que algumas estações de rádio seriam encerradas, porque apenas tinham licenças provisórias. Após esta declaração o Ministério da Comunicação Social endereçou um ofício aos diferentes órgãos de Comunicação social do país, para num prazo de 10 dias entregarem toda a documentação que lhes autoriza a atividade. 

Depois de concluir a receção dos documentos, o ministro apresentou um ponto de situação no Conselho de Ministros, fundamentando agora a sua decisão com violações que não foram especificadas. 

Esta sexta-feira em conferência de imprensa, o ministro Fernando Mendonça revelou que existem 88 rádios no país, mas somente duas, Rádio Nossa e Rádio Sol Mansi é que estão com as licenças em dia. O ministro avançou ainda que é por esse motivo que o Governo tinha convocado os responsáveis das rádios para uma reunião, que teriam declinado o convite. O ministro Fernando Mendonça assegurou que o Governo jamais tolerará as rádios em condições ilegais. "As licenças, têm prazo e devem ser renovadas", frisou.
Rispito.com/e-Global, 03/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público