domingo, 3 de abril de 2022

Mulheres do PAIGC pedem apoio ao PR para realizar congresso

Um grupo de mulheres do PAIGC, liderado por Teodora Inácia Gomes, pediu ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para ajudar o partido a realizar o décimo congresso, envolto em polémica judicial.
O grupo, liderado pela veterana da luta armada pela independência da Guiné-Bissau, Teodora Inácia Gomes, reuniu-se esta sexta-feira (01.04) com Umaro Sissoco Embaló, "enquanto garante da estabilidade” do país para que ajude a realização do congresso, marcado e adiado por três vezes.

Em declarações aos jornalistas à saída da audiência, Inácia Gomes afirmou que o encontrou serviu para "lamentar perante o Presidente da República” os incidentes na sede do PAIGC, nos dias 18 e 19 de março, quando a polícia dispersou os militantes do partido com recurso a granadas de gás lacrimogéneo.

A polícia disse, na altura, que estava a fazer cumprir uma ordem judicial que impedia a realização de reuniões na sede, em decorrência de uma providência cautelar intentada contra o partido por um alegado militante que se considera injustamente afastado do congresso.

"Sede do PAIGC é a casa da Guiné-Bissau"
 "Viemos dizer ao Presidente que aquela sede é a casa da Guiné-Bissau não é só do PAIGC. Porque todos os Combatentes da Liberdade da Pátria vão descansar naquela casa quando se deslocarem ao centro de Bissau. A forma como foi tratada aquela casa nestes dias, largar uma granada de gás lacrimogéneo dentro da sede é um crime”, observou Teodora Inácia Gomes.

Os militantes do PAIGC ficaram por cerca de dez dias sem ter acesso à sede, situação levantada na passada segunda-feira.

Teodora Inácia Gomes referiu ainda que a sua delegação pediu a Umaro Sissoco Embaló que ajude o partido a realizar o congresso.

"Dissemos ao Presidente que graças a Deus conseguimos voltar à sede do partido, mas agora queremos realizar o nosso congresso, estamos em democracia desde 1994, que foi aceite que a Guiné-Bissau é uma democracia. Temos o direito de realizar o nosso congresso como outros partidos”, notou a dirigente do PAIGC.

Umaro Sissoco Embaló prometeu que vai inteirar-se sobre o que se passou na sede do partido e exortou as veteranas do PAIGC a procurarem a Presidência da República sempre que tiverem qualquer preocupação, disse Teodora Inácia Gomes.
Rispito.com/DW, 03-04-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público