quarta-feira, 6 de abril de 2022

Pobreza na Guiné-Bissau impede acesso a alimentação saudável à maioria da população - ONU

A pobreza na Guiné-Bissau impede o acesso a uma alimentação saudável à maioria da população, segundo um estudo apresentado hoje, em Bissau, pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).

“O custo da dieta nutritiva, estimado em quatro dólares, seria incomportável para quase 68% da população”, refere o estudo sobre a disponibilidade, acesso e custos associados a uma alimentação saudável no país.

O mesmo estudo indica que os elevados níveis de pobreza na Guiné-Bissau significam que “mesmo uma dieta energética, com um custo de 2,35 dólares, é inacessível para 28% da população”, que ronda os 1,8 milhões.

O PAM salienta que há “oportunidades para aumentar a disponibilidade de alimentos nutritivos, diversificando a produção e desenvolvendo a indústria pesqueira”.

“Os atuais níveis de produção alimentar doméstica são insuficientes e poderiam ser melhorados concentrando-se no aumento da fruta fresca, legumes, leguminosas, frutos secos e alimentos de origem animal”, refere o relatório.

O programa das Nações Unidas defende também uma melhoria do rendimento das colheitas e a redução da dependência da importação de arroz, base alimentar dos guineenses.

O PAM salienta igualmente que a monocultura do caju tem vindo a prejudicar a segurança alimentar e a diversidade dietética dos guineenses.

“À medida que os choques climáticos se tornam mais frequentes e as temperaturas aumentam, o mesmo acontece com o risco associado ao cultivo do caju, que depende de temperaturas estáveis. Assim, a dependência de uma única cultura comercial ameaça o rendimento potencial e a subsistência dos pequenos agricultores, que são na sua maioria mulheres”, lê-se no estudo.

O estudo recomenda também o aumento das porções das refeições escolares e a adição de alimentos “frescos e nutritivos”, incluindo ovos, fruta de goiaba e folhas de mandioca.

Uma refeição maior, localmente apropriada e nutritiva, poderia “reduzir a quantidade que os agregados familiares precisam gastar numa dieta nutritiva para crianças em idade escolar”.

Segundo dados disponibilizados pelo PAM, na sua página oficial, 69% dos guineenses vivem abaixo do limiar da pobreza e 25% sofrem de má nutrição crónica.

Na Guiné-Bissau, o PAM dá apoio nutricional a 96.000 mulheres grávidas e lactantes e crianças menores de 5 anos, bem como a 6.500 pessoas que estão a receber tratamento para o vírus da sida e tuberculose.

O PAM desenvolve também um programa que fornece refeições quentes a 173.000 crianças em idade escolar e distribui às meninas porções de comida para levarem para levar para casa, incentivando a sua permanência na escola.
Lusa,

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público