terça-feira, 5 de abril de 2022

Preço de referência para comercialização de castanha de caju na Guiné-Bissau é justo - confederação

O preço de referência para a comercialização de castanha de caju na Guiné-Bissau em 2022 é justo, disse hoje o vice-presidente da Confederação Nacional dos Atores da Fileira de Caju guineense, Jaime Boles.

O Governo guineense fixou em 375 francos cfa (cerca de 0,57 euros) o preço de referência de compra aos agricultores do quilograma de castanha de caju, admitindo a retirada de licenças a quem tentar adquirir caju aos agricultores por valores inferiores.
“É um negócio justo, o comércio justo”, afirmou Jaime Boles, que é também presidente da Confederação Nacional de Agricultores, salientando que há equivalência entre o preço de um quilograma de caju e o preço do quilograma de arroz.
“É um preço de referência, é o ponto de partida”, disse, sublinhando que no mercado internacional o preço corresponde.

Questionado pela Lusa sobre a taxa de 15 francos cfa (cerca de dois cêntimos de euro) a pagar pelos agricultores para melhorias nos pomares, Jaime Boles disse que é a primeira vez na Guiné-Bissau que se consegue ter uma “taxa que irá ser aplicada no caju”.
“Ganhamos muito dinheiro com caju, mas nunca foi disponibilizado dinheiro para a melhoria dos pomares e na organização dos agricultores em cooperativas, para que se ganhe valor acrescentado”, disse.

Jaime Boles salientou também que a taxa tem uma outra vantagem de ajudar na “obtenção de financiamento para a diversificação” do que é cultivado no país.
“Somos um país muito fértil, mas não temos financiamento para a diversificação de culturas. As mulheres compram quase todos os produtos agrícolas no Senegal para venderem na Guiné-Bissau”, afirmou.

Para Jaime Boles, é importante o financiamento porque se vai criar emprego e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

A castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau, motor do crescimento económico do país, e da qual depende direta ou indiretamente 80% da população guineense.

Na campanha de comercialização do caju de 2021, a Guiné-Bissau bateu um recorde de exportação de 232 toneladas, o que significou uma receita de 18 mil milhões de francos cfa (cerca de 27 milhões de euros) para os cofres do Estado.
Rispito.com/Lusa, 05-04-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público