terça-feira, 19 de julho de 2022

UE lança programa para ajudar a combater mortalidade maternoinfantil na Guiné-Bissau

A União Europeia lançou hoje em Bissau um programa de oito milhões de euros para ajudar a combater a mortalidade materno-infantil na Guiné-Bissau, anunciou a embaixadora da organização, a portuguesa Sónia Neto.

O programa: “Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau (PIMI), que já vai na sua terceira fase, visa apoiar o Ministério da Saúde guineense na melhoria dos serviços sanitários desde Bissau até às aldeias.

Falando no ato do lançamento do PIMI -III, ao lado do ministro da Saúde guineense, Dionísio Cumba, a embaixadora da União Europeia em Bissau considerou satisfatórios os resultados alcançados desde o lançamento do programa, em 2013.

Sónia Neto afirmou que a taxa de mortalidade materna foi reduzida para metade em relação a 2014, isto é, de 900 mortes em cada 100.000 nascidos, para 436 em cada 100.000, que se registou um aumento de quase 50% do número de atos médicos gratuitos, que foram identificadas e classificadas de forma precoce 99% de mulheres grávidas consideradas de Alto Risco Obstétrico e que o tratamento contra o paludismo (malária) e a pneumonia atingiu 100% de crianças guineenses.

Os oito milhões de euros disponibilizados agora pela União Europeia no âmbito do PIMI-III vão servir para, nos próximos três anos, beneficiar diretamente 343.101 crianças até 5 anos de idade, 450.184 mulheres em idade fértil em todas as regiões da Guiné-Bissau, bem como cerca de 1.500 profissionais de saúde, referiu Sónia Neto.

O PIMI-III irá abranger um universo total de 133 estruturas de saúde, de diferentes níveis e perfis assistenciais, entre centros de saúde, hospitais regionais de referência e, ainda, o Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, notou a embaixadora da União Europeia.

Sónia Neto disse que não consideraria o PIMI como “o melhor programa” da União Europeia na Guiné-Bissau, mas afirmou que, enquanto mulher e mãe, não poderá esconder que se trata de “um programa muito emblemático”.

“Representa salvar vidas humanas”, disse a embaixadora, frisando tratar-se do “maior desígnio” da União Europeia e dos Estados-membros.

Sónia Neto explicou ainda que a estratégia do PIMI é baseada na integração de três componentes: Reforço da disponibilidade e qualidade dos cuidados de Saúde Materna e Infantil na Guiné-Bissau, assegurado pela fundação portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr, reforço da gestão das Unidades de Saúde e acesso gratuito aos cuidados médicos básicos, sob a responsabilidade da ONG francesa EMI e o reforço da Saúde Comunitária, coordenado pela Unicef.

A partir de 2019, o programa passou a contar com uma quarta componente transversal, que consiste na avaliação dos efeitos potenciais dos cuidados de saúde obstétricos gratuitos e na identificação das barreiras, numa ação coordenada pelo projeto de Saúde Bandim, um conhecido centro de pesquisa situado em Bissau.
Lusa,19/07/2022


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público