sexta-feira, 23 de setembro de 2022

PR da Guiné-Bissau diz que contexto internacional está a ter impacto no desenvolvimento

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que o “contexto internacional” está a ter impacto no plano de desenvolvimento do país, apesar de haver maior estabilidade política.

“Nos últimos dois anos, conseguimos criar maior estabilidade política no nosso país, reafirmar o nosso papel no continente africano e retomar o nosso lugar no concerto das nações”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

“Contudo, o contexto internacional não favorece o cabal desempenho do nosso plano de desenvolvimento, sobretudo no que concerne à realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, salientou.

O Presidente guineense discursava na 77.ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque.

“Nós, em África, estamos também a sentir as consequências da guerra na Ucrânia que, infelizmente, está a ter um grande impacto, em particular, no setor da energia e da agricultura”, declarou.

Segundo Umaro Sisssoco Embaló, a inflação e o aumento dos preços dos cereais e outros produtos alimentares “agravou consideravelmente a situação alimentar já bastante difícil”.

O chefe de Estado destacou também que “apesar dos meios limitados”, a Guiné-Bissau “não poupará esforços para contribuir para a manutenção da paz, estabilidade e proteção do planeta”.

“Estamos determinados em continuar a participar ativamente na consolidação do multilateralismo e na promoção do diálogo e da cooperação entre os países e povos do mundo”, frisou.
Rispito.com/Lusa, 23/09/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público