terça-feira, 13 de setembro de 2022

Sindicatos da Educação e Saúde assinam acordo intersindical 

Os Sindicatos do sector da Educação e da Saúde assinaram esta segunda - feira 12 de Setembro o Acordo Intersindical , uma semana após a suspensão pelo Governo guineense de mais de mil técnicos de Saúde Novos Ingressos . 

O acordo tem como objetivo " criar sinergias na luta pelos Direitos laborais e dignificação de servidores públicos , em particular professores e técnicos de Saúde . 

A 5 de Setembro , o Governo guineense emitira um despacho em que ordenou a suspensão de entradas de novos funcionários públicos em obediência ao acordo firmado com o Fundo Monetário Internacional ( FMI ) para a redução do défice do saldo primário nas finanças públicas . 
" Continuar o controlo das despesas com impacto na massa salarial , nomeadamente , suspensão de novas admissões , contratações , reclamações , equiparações , promoções , movimentações de pessoal diplomático , mudanças de categoria e toda a cabimentação de verbas " , lê - se no despacho do Primeiro - ministro .

Como consequência , no sector da Saúde mais de mil técnicos Novos Ingressos foram suspensos dos serviços , através do despacho Ministro da Saúde Pública , Dionísio Cumba , o qual deu sem efeito os recrutamentos efectuados em 2021. " Doravante , a admissão dos médicos e paramédicos no sistema da Saúde será feita em função das vagas e mediante um concurso público " , sublinhou o Ministro da Saúde guineense no seu despacho . 

Na semana passada , os Sindicatos do sector da Educação e o de Saúde desafiaram o Executivo guineense " a suspender os subsídios milionários aos responsáveis de órgãos da soberania " , ao invés de os mandar para casa .
Rispito.com/e-Global, 13-09-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público