quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Fundo Monetário Internacional em Bissau para analisar massa salarial pública

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chegou à Guiné-Bissau para analisar, juntamente com as autoridades, a massa salarial da Administração Pública e o número total de funcionários públicos, incluindo professores, anunciou hoje o Ministério das Finanças guineense.

Segundo o comunicado, enviado à imprensa, a missão técnica do FMI vai analisar as “folhas salariais, os resultados do recenseamento dos funcionários da administração pública” e “conhecer o número total dos professores existentes na Guiné-Bissau, desde o ensino básico”, passando pelo secundário e superior.

“É neste quadro que a missão do FMI tem reuniões marcadas com os técnicos e altos funcionários de diversas instituições nacionais, designadamente, dos ministérios das Finanças, da Administração Pública, da Educação Nacional, do Interior, da Saúde, da Justiça e dos Direitos Humanos, e do Tribunal de Contas”, salienta o comunicado.

O Ministério das Finanças indica também que a missão técnica vai discutir com o Ministério da Administração Pública a “questão do emprego”, nomeadamente o “quadro jurídico legal das contratações, demissões, promoções, assim como da remuneração dos funcionários públicos e o processo de negociação salarial”.

O Fundo Monetário Internacional anunciou em junho que iria retomar brevemente a assistência financeira à Guiné-Bissau no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado e destacou no âmbito das consultas do artigo IV que a gestão orçamental sustentável é uma “prioridade” e que a consolidação orçamental deve continuar em 2022 para “conter o elevado risco” de aumento da dívida pública.

Em abril, o FMI estimou que o crescimento económico na Guiné-Bissau tenha acelerado para 5%, mas as perspetivas para 2022 são “mais incertas” devido ao aumento de preços provocados pela guerra na Ucrânia.

As perspetivas, segundo o FMI, tornaram-se mais incertas “dado o impacto potencial do aumento dos preços do petróleo e dos alimentos resultante da guerra na Ucrânia, prevendo-se que o crescimento seja de 3,75% em 2022, com uma inflação superior a 5%, que afetará negativamente os mais vulneráveis”.

Mais de 56% do Orçamento de Estado para este ano da Guiné-Bissau é destinado a despesas correntes com salários, bens e serviços, juros e transferências.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público