sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Governo da Guiné-Bissau vai propor a PR que marque legislativas a partir de 14 de maio

O Governo da Guiné-Bissau vai propor ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que marque as eleições legislativas a partir de 14 de maio por causa do período do Ramadão, disse hoje o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes.

"Vai sugerir-se que a data das eleições seja para o mês de maio, ou seja, a partir de 14 de maio", afirmou Fernando Gomes.

O ministro falava aos jornalistas depois de mais uma reunião com os partidos políticos guineenses, que decorreu no Palácio do Governo, em Bissau.

"Esta é a proposta de todos os participantes nesta reunião. Vamos fazer essa sugestão ao Governo que por sua vez vai fazer a proposta a quem de direito, refiro-me ao Presidente da República, para após o cumprimento das formalidades legais marcar a data", afirmou Fernando Gomes.

Na semana passada, depois de um encontro com os partidos políticos, tinha sido avançada a data de 23 de abril para a realização das eleições legislativas, que o chefe de Estado tinha marcado inicialmente para 18 de dezembro, após ter dissolvido o parlamento, em maio.

O ministro explicou que o período do jejum do Ramadão,c elebração muçulmana, vai começar a 21 de março e terminar a 20 de abril, o que coincidiria com o período da campanha eleitoral.

Fernando Gomes referiu também que só depois de a data das eleições ser fixada pelo Presidente guineense é que será feito o cronograma eleitoral e determinado o dia em que começa o recenseamento.

"Assim que for marcada a data estaremos em condições de fixar a data do recenseamento eleitoral", acrescentou.

Em declarações na sexta-feira aos jornalistas, Umaro Sissoco Embaló afirmou estar a aguardar pela proposta do Governo para convocar os partidos políticos para marcar a nova data das eleições legislativas.
Rispito.com/Lusa, 27/10/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público