quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Saúde e educação da Guiné-Bissau mantêm greve para novembro apesar de encontro com Governo

A Frente Social da Guiné-Bissau, que representa sindicatos da saúde e da educação, vai manter as greves previstas para novembro, apesar do encontro com o Governo, disse hoje o porta-voz daquela estrutura.

"Não houve uma negociação. Foi um encontro para pedir uma certa margem", disse Yoio João Correia, presidente do Sindicato dos Enfermeiros guineense e porta-voz da Frente Social, que representa dois sindicatos do setor da saúde e outros tantos da educação.

A Frente Social reuniu-se na terça-feira com a ministra da Educação, Martina Moniz, e o ministro da Saúde, Dionísio Cumba.

Segundo uma publicação divulgada na página do Ministério da Educação guineense na rede social Facebook, o encontro serviu para os ministros tentarem convencer a Frente Social a "não avançar com a segunda vaga de greve naqueles setores sociais".

A Frente Social marcou uma nova greve para o período entre 07 e 11 de novembro.

Esta é a segunda greve convocada pela Frente Social, depois da realizada entre os dias 10 e 15 deste mês.

"Prometeram que na próxima semana vão indigitar uma equipa para acompanhar o caderno reivindicativo", afirmou Yoio João Correia.

Questionado pela Lusa se teria início um processo negocial, o porta-voz da Frente Social disse esperar que assim seja, mas, salientou, que a "greve está de pé".

"Não há razões para a suspender", concluiu.

Os trabalhadores dos setores da educação e saúde reivindicam a aplicação do estatuto de carreira e o pagamento de salários e subsídios em atraso, bem como a melhoria das condições de trabalho.
Rispito.com/Lusa, 27/10/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público