quinta-feira, 17 de novembro de 2022

USE PEDE PROPOSTA DOS PARTIDOS FACE A CADUCIDADE DE CNE

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, ouviu esta quinta-feira 17 de Novembro os partidos politicos com assento parlamentar, Comissão Nacional das Eleições (CNE) e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo eleitoral com objectivo de discutir a marcação da nova data para as eleições legislativas.

Segundo o presidente em exercício do Partido da Renovação Social (PRS), o chefe de Estado pediu aos partidos políticos para apresentarem propostas sobre a caducidade da Comissão Nacional das Eleições.
"A marcação da data não compete a nós. Mas estamos preocupados com a organização das eleições. Propomos ao Presidente da República para organizar a CNE [em caducidade] e nos pediu que tenhamos a iniciativa e que proponhamos propostas", disse Fernando Dias.

Para o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, "neste momento, não temos CNE e insistir em apresentar o quadro interino [da CNE] como estrutura credível para eleições é fazer mais e o mesmo, é mal. É preciso parar, é preciso que os partidos politicos sejam convidados a produzir consensos necessários para que haja uma CNE credível e legal, e que tenha condições de acompanhar o processo", vincou Domingos Simões Pereira.
"Em relação ao não cumprimento da data que tinha sido programada para eleições, é preciso dizer que estamos perante um governo incompetente, ilegal e incapaz, frisou ainda o líder dos "Libertadores".

Marciano Silva Barbeiro, do Movimento para Alternância Democrática [ MADEM G-15] defendeu que "não há inconveniência. O mandato [da CNE] cessou, mas a função não cessou".
"Transmitimos ao Presidente da República de que MADEM G-15 está disponível que as eleições sejam realizadas em Maio de 2023. É preciso organizar o processo convenientemente", disse Silva Barbeiro.

Sobre a caducidade de mandato dos membros da Comissão Nacional das Eleições (CNE), o dirigente político disse que "MADEM G-15 não viu nenhuma inconveniência, o mandato cessou, de acordo com a lei, a função ainda não cessou".

O Governo guineense e os partidos políticos chegaram a um consenso para a realização das Eleições legislativas a 13 de Maio de 2023, por entenderem "impraticável" a data de 18 de Dezembro 2022 fixada pelo Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embalo.
Rispito.com/e-Global, 17/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público