sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

“CASO NÃO HAJA CONSENSO SOBRE A CNE, O PARLAMENTO ASSUMIRÁ A SUA RESPONSABILIDADE” - CIPRIANO CASSAMA

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, alertou esta quinta-feira, 08 de dezembro de 2022, que se não houver consenso quanto à nova configuração da CNE, a Assembleia Nacional Popular assumirá a sua responsabilidade.

A propósito, Cipriano Cassamá anunciou que vai   promover uma segunda ronda de auscultações aos partidos políticos para tentar encontrar consenso sobre a situação da Comissão Nacional de Eleições, contudo “caso continue a divergência sobre esta matéria, o Parlamento assumirá a sua responsabilidade para desbloquear o país”.

Cipriano Cassamá falava à saída da audiência com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, a quem foi transmitir os resultados da auscultação com os partidos representados na ANP. 

“O Presidente da República concluiu que é preciso promover uma segunda ronda de auscultação aos mesmos partidos políticos, na próxima segunda-feira, para tentar encontrar uma solução que permita o país avançar”, disse.

Líder do Parlamento lembrou que os partidos políticos foram criados para defender os interesses dos guineenses, razão pela qual é necessário que haja um consenso no quadro da maturidade política que existe entre formações políticas, colocando em primeiro lugar a Guiné-Bissau.

“Fala-se na continuidade ou não do secretariado executivo da CNE, órgão responsável pelo processo eleitoral de acordo com a lei eleitoral, mas alguns partidos defendem que a atual direção não tem condições para realizar o escrutínio, devido a caducidade do mandato. Outros  acham que, sim, o Secretariado Executivo deve permanecer. Portanto é preciso que haja consenso entre eles, através de um diálogo franco e responsável”, aconselhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público