quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

CNE da Guiné-Bissau afirma que processo eleitoral está a decorrer a “bom ritmo”

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau afirmou hoje que o recenseamento eleitoral está a decorrer a “bom ritmo”, apesar da “fraca” campanha de sensibilização registada nas primeiras semanas.

“O processo está a decorrer num bom ritmo e com toda a normalidade de acordo com as expetativas criadas”, afirmou Felizberta Moura Vaz, porta-voz da CNE, após a apresentação do relatório síntese sobre fiscalização e supervisão das mesas de registo eleitoral em curso no país.

Segundo a juíza guineense, a CNE constatou também “falta de combustível e toners” em algumas zonas, bem como insuficiência de boletins de recenseamento em algumas brigadas, situações que foram ultrapassadas, mas que atrasaram os trabalhos.

No relatório, a CNE pede ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) para “fazer todas as diligências necessárias para que os meios logísticos necessários e indispensáveis sejam disponibilizados em tempo útil para não dificultar os trabalhos no terreno”.

É pedido também ao GTPAE para “reforçar as ações de campanha de sensibilização e informação através da comissão de recenseamento junto a potenciais eleitores” e o “seguimento e controlo de atividades em todas as regiões” para se “inteirar de eventuais dificuldades”.

O gabinete deve também “reforçar o rigor e disciplina no funcionamento de brigadas de recenseamento, tendo em atenção as relações interpessoais com os cidadãos que recorrem aos serviços para efeitos ou inscrição”, salientou Felizberta Moura Vaz.

A CNE exortou também o Governo para “redobrar os esforços para suprir os atrasos verificados no início do recenseamento eleitoral no estrangeiro, de forma a evitar o seu impacto negativo no cronograma eleitoral em curso”.

O GTAPE anunciou na semana passada que 65,6% dos guineenses com capacidade eleitoral estão recenseados para as legislativas de 04 de junho.

“Dos 844.087 eleitores previstos, 549.155 estão recenseados, atingindo nestes últimos dias 65,6%. Este é o número de recenseados nestes últimos 30 dias”, afirmou Gabriel Gibril Baldé, o diretor-geral do GTAPE.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro de 2022, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.
O chefe de Estado marcou o escrutínio para 04 de junho de 2023.
Lusa, 19/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público