quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

UNESCO encoraja Guiné-Bissau na candidatura das ilhas Bijagós a património mundial

A diretora-geral da UNESCO, a francesa Audrey Azoulay, disse hoje em Bissau ter anunciado ao chefe do Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, a abertura da organização em apoiar a candidatura das ilhas Bijagós a património mundial.

Em visita de trabalho à Guiné-Bissau, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reuniu-se com Sissoco Embaló, com quem debateu, entre outros assuntos, a preservação das ilhas Bijagós.

A responsável, que visitou os Bijagós, salientou que abordou com o chefe de Estado o facto de aquelas ilhas serem atualmente reserva da biosfera da UNESCO.
“Vim agora de uma visita às ilhas Bijagós, classificadas, há 50 anos, como reserva da biosfera da UNESCO, o que permite a sua conservação através de diferentes dispositivos nacionais e comunitários da UNESCO e ainda proteger uma biodiversidade excecional em ligação com a comunidade local que acredita na sua tradição”, afirmou Audrey Azoulay, em declarações à saída do palácio da presidência guineense.

A diretora-geral da UNESCO disse ainda que a organização estará pronta para acompanhar a Guiné-Bissau, que ainda este ano deverá submeter a candidatura das ilhas Bijagós à lista de património mundial.
“Evocamos com o Presidente a forma de continuar a acompanhar a preservação excecional daquelas ilhas, da sua natureza, da sua cultura, nomeadamente através da candidatura possível ao património mundial da UNESCO”, adiantou Audrey Azoulay.

O arquipélago dos Bijagós é uma parte do território marinho e costeiro da Guiné-Bissau, constituída por 88 ilhas e ilhéus, numa extensão de 2,6 quilómetros quadrados, albergando cerca de 33 mil habitantes.

A responsável da UNESCO salientou que a sua primeira visita à Guiné-Bissau visa analisar com as autoridades as linhas de cooperação nos domínios da proteção da natureza e da cultura, que disse serem “excecionais”.
Lusa, 19/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público