terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Sociedade Civil denuncia “crime ambiental” na Lagoa de N´Batonha em Bissau

O Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau tornou pública nesta segunda-feira, 2, uma carta aberta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau em que denuncia “actos nocivos” que estão a ser preparados no Parque Europa - Lagoa de N´Batonha”, no centro da capital.

Na nota a que a VOA teve acesso, as dezenas de organizações que integram o Espaço de Concertação falam de ausência da política educativa e boa conservação do Parque N'Btonha.
“A confirmar-se a informação, o Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil considera um "crime ambiental’ inqualificável e de um total descaso social” e lembra que “a Guiné-Bissau encontra-se no topo dos países mais vulneráveis do ponto de vista ambiental e a ausência quase total de espaços de lazer e de aprendizagem sobre o ambiente na cidade de Bissau e no país em geral”.

O Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil desafia as organizações da defesa e
preservação ambiental “a mobilizar-se para a protecção e salvaguarda do Parque Europa- Lagoa de N´Batonha”.

O Parque da Lagoa de N´Batonha é reconhecido como sendo um elemento central da ecologia urbana de Bissau, que constitui um importante local de alimentação, reprodução e descanso para as aves residentes e migradoras, oriundas dos países da Europa.

Dados do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas da Guiné-Bissau (IBAP) apontam para “mais de 125 espécies de aves” a utilizarem a lagoa durante todo o ano.

O local abriga também um conjunto de espécies da fauna e da flora, incluindo répteis, anfíbios, mamíferos, entre outros, representativas dos ecossistemas terrestres e aquáticos da Guiné-Bissau.
A Câmara Municipal de Bissau ainda não se pronunciou.
Voa, 03/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público