sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Campanha de caju “difícil” travou crescimento económico na Guiné-Bissau em 2022 – Banco Mundial

A diminuição da exportação da castanha de caju em 2022 travou a recuperação económica da Guiné-Bissau, que se ficou pelos 3,5% contra os 5% previstos, refere um relatório do Banco Mundial, hoje apresentado em Bissau.

“Uma campanha de caju difícil travou a recuperação económica, uma vez que vários problemas limitaram a concretização de uma produção elevada em crescimento económico”, lê-se no relatório, que atualiza os dados económicos do país.

A castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau da qual depende direta ou indiretamente 80% da população guineense.

Segundo o documento, a produção da castanha de caju atingiu em 2022 cerca de 240.000 toneladas, mas até dezembro de 2022 apenas foram exportadas 171.000 toneladas.

Os problemas que limitaram a campanha estão relacionados, segundo o Banco Mundial, a conflitos no transporte marítimo e à escassez regional de combustível, que prejudicou o transporte interno, mas também a problemas de armazenamento no Vietname e às festividades religiosas na Índia, principais importadores, que provocaram uma menor procura e obrigaram a que “todos os países exportadores de caju de África Ocidental terminassem a campanha com estoques não vendidos”.

A “difícil” campanha de caju levou a uma quebra de receitas fiscais, num país em que, segundo o Banco Mundial, o “rácio impostos/PIB [Produto Interno Bruto] continua a ser um dos mais baixos do mundo devido a uma base tributária limitada e a uma administração fiscal deficiente”.

“As receitas fiscais diminuíram ligeiramente para 9,5% do PIB em 2022. Este declínio foi dececionante, uma vez que as receitas fiscais aumentaram para 9,8% em 2021 graças a reformas fiscais e ao contínuo desenvolvimento do sistema de pagamento de impostos ‘online’”, refere o relatório.

O Banco Mundial salienta que as autoridades adotaram medidas para reforçar o cumprimento fiscal e aumentar a transparência fiscal e que do lado das despesas “continuam empenhadas em racionalizar a fatura salarial e em melhorar” o seu controlo.
Lusa, 17-02-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público