sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Inflação na Guiné-Bissau aumentou para mais do dobro em 2022 – Banco Mundial

A inflação na Guiné-Bissau aumentou para mais do dobro em 2022 devido a ruturas nas cadeias de abastecimento, subida do preço das mercadorias causada pela guerra na Ucrânia e escassez de combustível, refere um relatório do Banco Mundial.

O relatório, com a atualização dos dados económicos do país apresentado hoje em Bissau, refere que a inflação aumentou de 3,3% em 2021 para 7,6% em 2022.

O Banco Mundial estima que a inflação diminua para 5% em 2023 à “medida que as ruturas de abastecimento diminuem e os preços dos combustíveis e da energia se estabilizem”.

No relatório, o Banco Mundial adverte, contudo, que o aumento dos preços possa influenciar o bem-estar das famílias e o ritmo de redução da pobreza.

“Em geral, a análise indica que a inflação tem reduzido o consumo ‘per capita’” em todos os rácios de distribuição de rendimentos, podendo as famílias mais pobres aumentar a “sua vulnerabilidade à situação de maior pobreza”.

Os dados do relatório indicam que a pobreza em 2021 afetava 19,9% da população e que em 2022 esse valor desceu para 19,2%, ou seja, houve um declínio de 0,7 pontos.

“Este número equivale a menos 4.000 pessoas a menos em situação de pobreza extrema. A lentidão do ritmo de redução da pobreza em 2022 coincide com um crescimento mais lento e uma inflação mais elevada”, salienta o documento.

O Banco Mundial considera que o “controlo dos preços dos alimentos básicos” e o aumento das remessas possam atenuar ligeiramente os efeitos da guerra na Ucrânia, prevendo que a taxa de pobreza caia para 18,4% em 2023 e 17% em 2024.
Lusa, 17-02-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público