terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

DSP DISSE QUE NÃO HA DETERMINAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES NA DATA PREVISTA

O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira (DSP), lamentou a prorrogação de recenseamento eleitoral, e disse desconhecer se houve a reunião de planária da CNE [ Comissão Nacional de Eleições).

Domingos Simões Pereira falava esta sexta-feira (10.2) na sede do PAIGC, após ter sido impedido, mais uma vez, por "ordens superiores", de deslocar-se ao estrangeiro.
"Eu ainda não soube de nenhuma reunião da plenária da CNE. Não temos CNE. Com tudo isso dizer que estamos a caminhar para eleições é um eufemismo", disse Simões Pereira, sobre o prolongamento do recenseamento avançou que "é preocupante e que não há determinação* para a realização de legislativas na data prevista, 4 de Junho de ano em curso.

"Em condições normais todos nós, fazendo parte da plenária da CNE [Comissão Nacional de Eleições), devíamos ter recebido um relatório da GTAPE [Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral] a demonstrar que ainda há um défice em relação aos números projetados para o recenseamento e todos, unanimemente, decidirmos que é preciso prorrogar esse prazo para incluir uma abrangência maior dos eleitores guineenses", disse líder dos "Libertadores".

O Governo da Guiné-Bissau decidira no Conselho de Ministros prolongar o recenseamento eleitoral por 15 dias. Entretanto, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) anunciara que, com exceção da diáspora, foram atingidos 98,12% dos cidadãos guineenses recenseados.
e-Global

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público