sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

PAIGC INVOCA IRREGULARIDADES NO PROCESSO DE RECENSEAMENTO

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, que "o processo de recenseamento está viciado e que "poderá criar conflitos nas eleições antecipadas de 4 de Junho".

"O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) não apresentou o plano operacional do recenseamento eleitoral, que deveria incluir a descrição da abordagem técnica do processo, bem como a inexistência do despacho que formaliza o início e o fim do processo de recenseamento e com provas peremptórias estabelecidas para a conclusão das operações, quer no território nacional quer na diáspora", disse Muniro Conté, porta-voz do PAIGC na Conferência de Imprensa realizada está quarta-feira na sede Nacional dos libertadores em Bissau.

Conté recordou que houve um início tardio do recenseamento na diáspora, ou seja, 40 dias depois de o recenseamento ter iniciado no país, o que pode levar à exclusão da maioria dos cidadãos com capacidade eleitoral. Apontou também que "a alteração do sistema informático do recenseamento, não foi o objecto de um processo de auditoria".

De acordo com o porta-voz do PAIGC "os agentes recenseadores estão a pedir números de telefone aos eleitores" o que considerou "uma grave violação da privacidade do eleitor, nos termos do artigo 22 da lei número 11/2013, da lei eleitoral".

"Tem havido movimentações ou deslocações sem precedentes de cidadãos com intenção de se recensearem em municípios e sectores diferentes das respectivas residências. Portanto, são manobras deliberadamente patrocinadas por alguns dirigentes do regime, visando influenciar os resultados eleitorais a seu favor, contra todas as disposições do artigo 6º da lei do recenseamento eleitoral", observou Conté.

Muniro Conté referiu também que o PAIGC teve informações que esclareçam como o GTAPE tem vindo a encorajar e a orientar os brigadistas a procederem à inscrição de cidadãos estrangeiros e de alguns menores com bilhetes de identidade duvidosos como cartas de condução, cartões de vacinas, sublinhando que esse tipo de documentação "não está previsto na lei".
O recenseamento eleitoral está a uma semana do término no território nacional.
E-Globa, 03-02-2023


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público