quinta-feira, 27 de abril de 2023

ECOSCGB apela medias para não divulgarem “mensagens incendiários de políticos”

O Porta-voz Espaço de Concertação das organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau (ECOSCGB) apelou hoje aos órgãos de comunicação social do país para não divulgarem mensagens incendiárias de políticos, que põem em causa a paz social.

Guerry Gomes Lopes que falava em conferência de imprensa esta quinta-feira disse que aquela organização da sociedade civil, que congrega cerca de 30 organizações desde plataformas e redes, decidiu fazer este apelo depois de uma reunião em que se analisou o contexto político atual e se ter concluido sobre a necessidade de se acautelar com as “comunicações incendiárias de certos líderes políticos”.

Guerry Lopes sustentou as suas preocupações com as recentes declarações do coordenado do Madem G-15, Braima Camará - “Não permitiremos a instabilidade na Guiné-Bissau, não teremos medo de quaisquer tipo de ameaças” , e as do presidente interino do PRS, Fernando Dias - “ Venceremos as legislativas.Se alguém subtrair o nosso voto, não viverá essa vitória”.

“ Esses discursos com elevado dose da intolerância podem pôr em causa a paz social e incentivar o ódio. É de conhecimento de todos que vamos para um processo eleitoral”, disse.

Referiu que em 30 anos de democracia no país, os resultados eleitorais têm culminado em festas de convivência entre os cidadãos, evidenciando o momento mais alto da democracia.

Gomes Lopes apela à todos os líderes políticos para terem maior contenção, ponderação e se absterem de comunicões que podem ser mal interpretadas e que incentivam à violência.

Aos órgãos implicados no processo eleitoral pede uma condução com maior responsabilidade, transparência e imparcialidade.

“E este apelo é extensivo à todos os órgãos da soberania principalmente o Poder Judicial”, disse o porta-voz do Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil.
ANG/JD//SG 23/04/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público