quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Inaugurada Av. Amílcar Lopes Cabral na Guiné-Bissau

Localizada no coração da cidade, a avenida tem início no Palácio da República e termina no porto de Pindiguinti. Projecto é um tributo ao fundador da nação num ano em que se assinala o seu centenário.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, inaugurou nesta Terça-feira, 23, a Av. Amílcar Lopes Cabral, uma homenagem ao ‘pai das nações” guineense e cabo-verdiana, no ano em que se comemora o seu centenário.

Localizada no coração da cidade de Bissau, a avenida tem início no Palácio da República e termina no porto de Pindiguinti.   Entre a multidão, música e o bailado tradicional, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Lobato fez as honras da casa.

Por sua vez, o ministro do Urbanismo e Obras Públicas, Fidelis Forbs, ao dirigir-se aos presentes, referiu que “a obra faz parte de um projecto alargado de reabilitação e de construção das vias urbanas de Bissau, com uma superfície total de 360 000 m2”, ou seja, aproximadamente 64% da rede viária da zona central da capital do país.

A Av. Amílcar Lopes Cabral conta também com zonas de estacionamento, bem como passeios centrais de quatro metros com bancos de repouso e lazer, visando garantir segurança aos transeuntes.

“A sustentabilidade ambiental foi parte integrante do projecto, já que o mesmo contou com canteiros e árvores que, sem dúvida, são imprescindíveis para oferecer alguma penumbra para as temperaturas altas que fazem sentir no país”, explica o escopro da empreitada.

Prevê-se que o projecto, que visa oferecer melhor mobilidade e qualidade de vida aos citadinos, se replique em outras zonas do país.

Na sua intervenção, o Presidente da República chamou a atenção para a manutenção da obra, apelando ao civismo. Sissoco afirmou que a preservação do projecto não deve ser apenas tarefa do Estado, mas sim um dever cívico de cada cidadão. “Todos devem cuidar para que mais obras possam acontecer”, sublinhou.

Dentro do civismo, acrescentou o estadista, o jornalismo praticado na Guiné [Bissau] “deve ser livre, porem verdadeiro” e que “dentro dos mesmos ofícios que toda a realidade seja exposta, não só a negativa, pois o país tem o lado positivo, conquistas e progressos que não são evidenciadas”.

“Este país [Guiné-Bissau] necessita de disciplina, o que está longe de ser ditadura”, defendeu Umaro Sissoco Embaló. Por outro lado, o líder guineense prometeu a realização de obras nos troços Safim-Mpack; Quebo-Boké e Farim-Tanaf, bem como na cidade de Bafatá, terra natal de Amílcar Cabral.

Antes mesmo de a avenida ser inaugurada e estando interditada à circulação de veículos, já era notório alguma animação dos pedestres, nas suas pequenas excursões, ora para conhecer, para se fotografar, ou para disfrutar de mais um local novo e bonito da cidade.
Forbs, 24-1-2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público