quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gabinete de relações da Embaixada dos EUA reuniu com o recém-nomeado PGR Abdú Mané
O oficial do Gabinete de relações da Embaixada dos EUA esteve reunido com o novo Procurador-geral da Republica, esta quarta-feira, 29 de Agosto, nomeado recentemente pelo Presidente Manuel Serifo Nhamadjo.

Russel Hanks quis ouvir do novo Procurador-geral da Republica acerca do que pretende fazer durante a sua vigência à frente do Ministério Público. Segundo informações disponíveis, as autoridades guineenses solicitaram, uma vez mais, a ajuda dos EUA na gestão dos processos mais melindrosos com os quais a Justiça da Guiné-Bissau está confrontada. 
Na reunião que o novo Procurador-Geral, Abdú Mané, teve com o representante dos Estados Unidos, Russel Hanks,  disse aos jornalistas ter sido um encontro no âmbito de contactos para procurar soluções para “melhorar a situação para o povo”.
Russel Hanks disse que aos Estados Unidos interessa que a Guiné-Bissau “retorne a uma situação de democracia” mas não explicou se falou com Abdú Mané sobre o tráfico de droga no país, uma questão que sempre tem preocupado as autoridades de Washington.
Fonte da Procuradoria disse à agência Lusa que Abdú Mané pediu que os Estados Unidos apoiassem o país na investigação dos crimes de sangue, colocando em Bissau um procurador, como antes do golpe de Estado de 12 de abril passado.
No apoio às investigações, a Procuradoria admite a possibilidade de ter o apoio do Brasil ou da Nigéria, para investigar nomeadamente a morte de João Bernardo “Nino” Vieira, Presidente assassinado em março de 2009.
“Há luz ao fundo do túnel mas nada foi dito claramente”, disse a fonte sobre o eventual reatar do apoio norte-americano.
A fonte disse que o novo procurador quer também abrir um processo-crime sobre a morte de Hélder Proença. Hélder Proença e Baciro Dabó, dois políticos, foram assassinados três meses depois da morte de “Nino” Vieira. Foram acusados de estar a preparar um golpe de Estado, mas dois anos depois o Ministério Público arquivou o processo. Nunca se soube quem os matou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público