segunda-feira, 6 de agosto de 2012


PONTO DI MIRA Ramadão, o sagrado mês de bênção para todos
Por: Samba Bari
Meus irmãos de fé, estamos no decurso de mais um mês de Ramadão (jejum), perante a dificuldade habitual do país e desta vez culminado com a imença crise política... O momento é bastante difícil, porque povo está a viver com dificuldades e o nosso país está num castigo de isolamento político.


É importante para nós basear neste jeito mais especial de inverter as situações, ou seja, que a fé ganhe espaço na nossa consciência e nos nossos corações. Porque sem dúvidas, a palavra que ordena o mundo é a Palavra de Deus (paz amor e bem ao próximo), a qual funciona como uma matriz, com valores que vem só dele e nos propõe suportar os sofrimentos, as maldições e as mais profundas dificuldades desse mundo.
A luta contra as dificuldades, em detrimento de obter a nossa sobrevivência, é um trabalho constante durante todo o tempo da nossa vida... Porque a experiência do limite que nos caracteriza é inseparável da realidade humana. Já que um ser humano, por mais saber e poder que disponha, tem limitação.

Daí que, um bom religioso não consegue viver de melhor maneira se não tiver fé... E ter fé, significa cumprir... Assim, cada momento em que a vida nos parece insuportável, teremos sempre como resistir e atravessar os obstáculos. Nas horas de dor e na dificuldade de vida, são momentos mais precisos de encontrar um jeito nobre e diferente de os sentir... E daí entra a fé.

Meus caros leitores e irmãos muçulmanos, como se levanta hoje no nosso país a questão da justiça, da paz, de estabilidade, de segurança e do entendimento com uma urgência muito particular... É bom que aproveitemos esse tão importante mês inteiro e no fim de cada oração pedir perdão e bênção para a nossa querida Guiné-Bissau e a todos nós. 

A paz, de facto, é inseparável do olhar sobre o homem, na verdade e na justiça.

As situações de ódio e de vingança constituem uma ferida aberta no coração de todos os Guineenses, o que nos obriga varias vezes um trato cínico entre nós. Sobretudo no coração dos homens que se recusam de abrir-se a bondade e em Deus... Tais corações outrora habitados de egoísmo, pelo desejo exagerado do poder, pelo domínio e pela riqueza. Dando origem a sublevações de impor, sem ponderar o grito do faminto e do sedento... Sem ter algum medo de justiça ou necessidade de preservar a solidariedade.

Mas nós (os irmãos da fé), podemos ajudar, e temos uma cota parte de obrigação moral dessa ajuda, sem desânimo nem tréguas. Porque afinal, é uma preocupação de todos nós,
já que conhecemos bem as causas profundas das nossas querelas. Devemos procurar explorar acima de tudo, os caminhos da paz pedindo perdão, bênção e entendimento, especialmente nas orações desse importante mês em que aceitação dos pedidos é mais fácil perante o nosso criador.

É um momento muito particular para todos os muçulmanos, o tempo do Ramadão, em que
o jejum, a oração e a solidariedade nos incutem a paz interior. Por isso agradeço a todos os muçulmanos da Guiné-Bissau que compartilhemos todos estas reflexões sobre os caminhos da justiça, da paz, da estabilidade de segurança, e entendimento, para o desenvolvimento do nosso país.

Desejo a todos os irmãos e irmãs um Ramadão cheio de bênçãos, suplicando a Deus que aceite o nosso jejum, a nossa caridade, as nossas orações e os nossos pedidos... Instalando a paz e bondade nos nossos corações, nas nossas famílias e na nossa pátria. E agradeço a todos nós a bênção do Deus e uma tranquilidade interna para toda a Guiné, e para todos os guineenses… Amehn.

Obs: Ainda mantém a questão da semana passada (reveja o PONTO DI MIRA nas mensagens antigas) e respoda pelo comentário ou por e-mail enviando para kandongadinoba@gmail.com

Na sua opinião, o que se deve fazer para que a Guiné-Bissau possa encontrar definitivamente o seu rumo certo?

Samba Bari


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público