quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Guiné-Bissau duas delegações... incertezas e esperança
Nova Iorque - Assembleia Geral das Nações Unidas
As duas delegações da Guiné-Bissau que se encontram em Nova Iorque para participar na 67ª Assembleia Geral da ONU, vivem de emoções fortes onde cada uma delas pretende representar a Guiné-Bissau .

Numa primeira fase, a Assessoria Jurídica de Credenciais da ONU escolheu o Raimundo Pereira como o representante a usar de palavras em nome da Guiné-Bissau.

Acontece que Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental opôs a decisão, abrindo uma nova vaga de intervenção do Comité de Credenciais. Um grupo de paises constituído por Angola, China, Peru, Rússia, Seychelles, Suécia, Tailândia, Trindade e Tobago e os Estados Unidos da América. 

Certo é que CPLP também na pessoa do novo secretario executivo Murade Murargy, deu a sua forte intervenção de apoio ao governo deposto mediante uma carta enviada para o Secretario-Geral das Nações Unidas defendendo o perigo que representa o dar aval de um governo saído de um golpe em detrimento de um  governo eleito e deposto por golpe.  

Só que, Uma intervenção na Assembleia-geral corresponderia na prática a um reconhecimento internacional do executivo saído de golpe... Nesta base será muito difícil que o uso de palavra esteja a favor do governo de transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público