sábado, 15 de dezembro de 2012


Missão internacional chega na Guiné-Bissau
Uma missão de representantes de várias organizações internacionais chega este domingo dia 16/12/2012 à Guiné-Bissau para se inteirar da situação do país, anunciou o representante permanente da União Africana.

Ovídeo Pequeno disse que a missão é constituída por representantes da CPLP, Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), União Africana, União Europeia e Organização das Nações Unidas. O objectivo da missão, cujo envio foi decidido numa reunião da comunidade Africana, em Addis Abeba, afirmou, é analisar com as autoridades , sociedade civil e povo em geral a situação do país e apresentar recomendações que possam servir de base a um trabalho harmonizado da comunidade internacional. A Guiné-Bissau tem há oito meses “um governo e um presidente de transição” designados na sequência do golpe de Estado militar de 12 de Abril.  A comunidade internacional, com excepção da CEDEAO, não reconhece as novas autoridades provenientes do golpe militar.

Comissão Eleitoral 
O novo presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau já tomou posse, apesar da polémica suscitada por alguns partidos que contestam a nomeação.
Rui Nené, que substitui Desejado da Costa, falecido recentemente em Portugal vítima de doença, disse que “a crítica em democracia é normal, desde que seja bem fundamentada”.  
Os partidos que contestam a nomeação de Rui Nené entregaram no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de impugnação, com o argumento que a eleição, decidida no Parlamento, “não obedeceu aos critérios contemplados nem pacto de transição, nem no acordo político que rege o período de transição. 

O Parlamento afirmou que a eleição de Rui Nené “obedeceu a critérios legais” e que “vai prosseguir o excelente trabalho desenvolvido por Desejado Lima da Costa”.
Jornal de Angola - 15/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público