segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

International Human Rights Comission condecora esta 2ª feira autoridades de transição da Guiné-Bissau com prémio Hon-Noris Causa.
Três organizações internacionais, nomeadamente a International Human Raights Comission, representada ao seu mais alto nivel; Parlamento Mundial para a Paz e Segurança e a International Diplomatic Cooperation, vulgarmente conhecida por INTERDIPCO, encontram-se em Bissau, desde as primeiras horas deste domingo, numa missão de contacto com principais caras de transição na Guiné-Bissau, particularmente o Presidente Manuel Serifo Nhamadjo e Rui Duarte Barros, Presidente da República e Primeiro-ministro, respectivamente, a serem galardoados com prémio Hon-Noris causa, pelo seu empenho e na busca de paz e estabilidade durante o processo de transição. Ou seja, o que designaram de transição "Sem Sangue"!
A decisão, foi hoje tornada pública em Bissau, no decurso de uma conferencia de imprensa, promovida pelo Presidente da International Human Rights Comission, Embaixador Muhammad Shhid Amin Khan, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, a testa de uma importante delegação tripartida, das comissões supra citadas.

A delegação, que se manterá no país, por um período de sete dias, justificou a medida como sendo, um acto de reconhecimento com que as três organizações têm apreciado o evoluir da situação nos últimos tempos. Assim, refere o diplomata, que estas organizações pretendem jogar uma forte operação de charme a favor da Guiné-Bissau e dos guineenses procurando transmitir perante a Comunidade Internacional uma verdadeira imagem de um país real, ao contrario do que se veicula no exterior, particularmente no ocidente.

No entender deste diplomata, o grande problema da Guiné-Bissau, prende-se com questão da pobreza económica  não politica como um punhado de gente faz querer. Daí, prometeu abrir cordão a bolsa, apoiando o país para breve em 200 mil toneladas de arroz, a principal dieta dos guineenses, para minimizar o sofrimento dos seus concidadãos, bem como a canalização de água potável em todo o país.

A novidade, não acaba por aí, conforme Khan, essas três organizações, pretendem tirar o país da dependência total aqui fora submetido, sobretudo pelo ocidente. 

Nesse sentido, refere o Presidente da Human Rights a sua intenção num curto espaço de tempo a construção de raiz de um hospital de referencia a nível sub-regional, regularizar uma vez por todas o crónico caso dos Antigos Combatentes e consequente melhoria das condições da vida da classe castrense, tornando-a uma verdadeira força armada republicana, com normas internacionais, bem como aspectos sociais, principalmente para os sectores de saúde e educação.

Entretanto, as três organizações decidiram, nomear por mérito o seu Embaixador no país, o senhor Ensa Sanhá.
Contamos seguir par e passo o desenvolvimento desta intenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público