quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quatro Partidos da Guiné-Bissau reagiram a nomeação do José Ramos-Horta

Quatro das cinco formações políticas com representação parlamentar na Guiné-Bissau saudaram, esta terça-feira, a nomeação do antigo Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta para representante do secretário-geral das Nações Unidas no país.

Para Augusto Olivais, secretário nacional do PAIGC, (maior partido do país), Ramos-Horta "é bem-vindo à Guiné-Bissau", por ser uma personalidade "que representa a paz".

"Neste momento a Guiné-Bissau precisa de uma figura de paz para trazer a mensagem de paz ao país. O senhor Ramos-Horta é bem-vindo à Guiné-Bissau. Pensamos que com a sua experiência  que ele viveu em Timor-Leste, como Presidente da República, o sofrimento e a tolerância que teve para tirar aquele povo dos sacrifícios, pode ajudar a Guiné-Bissau", disse Augusto Olivais.

O secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS, segundo maior partido), Florentino Pereira, disse que o seu partido se congratula com a nomeação de José Ramos-Horta "tendo em conta o seu perfil", e considera que se o novo representante da ONU quiser tem as capacidades para ajudar a Guiné-Bissau a reencontrar-se.

"Pensamos que tem condições (para ajudar a Guiné-Bissau), estamos a falar de um prémio Nobel da paz, de uma pessoa do espaço lusófono e com boas relações. Um ex-presidente da República e cidadão de um país que viveu crises como a Guiné-Bissau", defendeu Florentino Pereira.

O líder do PND (Partido da Nova Democracia), considerou como "boa escolha" a figura de Ramos-Horta para liderar a UNIOGBIS (Gabinete integrado das Nações Unidas para o apoio a consolidação da paz na Guiné-Bissau), sobretudo, devido à sua experiência.

Para Mamadu Iaia Djaló, Ramos-Horta enquanto ex-governante timorense visitou várias vezes a Guiné-Bissau por isso "conheceu bem" os problemas e o povo guineenses.

O novo presidente do Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID), Afonso Té, disse que "a seu tempo" tornará pública a posição do seu partido sobre a nomeação de José Ramos-Horta.

O antigo Presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, foi nomeado no início deste mês representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau onde deverá chegar em breve.
Noticias ao Minuto - 09 de Janeiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público