sábado, 27 de abril de 2013

União Europeia apoia luta contra cólera na Guiné-Bissau com 200 mil euros

A União Europeia vai apoiar a luta contra a cólera na Guiné-Bissau com mais 130 milhões de francos (quase 200 mil euros), que serão entregues à Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo um comunicado divulgado hoje (27 de Abril) em Bissau pela delegação da União Europeia, o financiamento destina-se a fortalecer a deteção, gestão e acompanhamento de casos de cólera, seis meses depois de ter havido uma epidemia da doença no país.
Na altura, afirma o comunicado, a União Europeia envolveu-se numa "resposta de emergência" mas hoje "ainda persistem casos residuais e há receios de uma reaparição da doença".

Desde outubro de 2012 foram detetados quase quatro mil caos de cólera, diz a União Europeia, que acrescenta que o "pico da epidemia" já passou mas há receios de aumentos de casos com a chegada da época das chuvas (maio).

"O objetivo principal deste financiamento é permitir à OMS de melhorar a sua capacidade de intervenção na luta contra a cólera", disse o embaixador Joaquín González-Ducay, chefe da delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.

Já no ano passado a União Europeia tinha apoiado a UNICEF nos esforços para garantir o fornecimento de água potável e melhorar as condições de higiene e saneamento nas zonas de maior risco.

"A ajuda da União Europeia faz parte de uma estratégia a nível da sub-região para a capacitação sobre a prevenção, a deteção e o tratamento de casos endémicos de cólera, especialmente ao longo da costa Oeste Africana, onde a bactéria da cólera dispõe de um terreno fértil à sua propagação", diz o comunicado.

Nos últimos 10 anos a cólera tem vindo a aumentar na África Ocidental, com cerca de 300 mil pessoas diretamente atingidas e 36 mil mortes a cada ano, acrescenta.
Lusa - 27 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público