sexta-feira, 17 de maio de 2013

PAIGC e PRS chegaram num consenso e assinaram o memorando do entendimento 

Os dois principais partidos da Guiné-Bissau assinaram esta sexta-feira, 17, um memorando de entendimento que compreende nomeadamente a remodelação do atual governo, mantendo o primeiro-ministro, Rui de Barros.

O acordo foi assinado na sede da União Africana em Bissau e juntou o primeiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Manuel Saturnino da Costa, e o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia.

No documento, os dois partidos salientam que a existência de entendimento entre os políticos da Guiné-Bissau é uma condição indispensável para que a comunidade internacional possa apoiar o período de transição, e que esse entendimento deve abranger todos os partidos, a sociedade civil, o poder tradicional e as confissões religiosas.

Os dois partidos reconhecem ainda que as soluções para os problemas da Guiné-Bissau devem de ser encontradas dentro do país, e aceitam que o período de transição seja até final do ano e que as eleições se realizem nesse período.

PAIGC e PRS defendem no documento “uma remodelação do atual governo de base alargada e de inclusão, com a maior brevidade possível”, nos termos de uma orgânica que já existe mas que não foi revelada aos jornalistas. Apenas foi referido que o atual primeiro-ministro continuará em funções no futuro governo.

No acordo assinado os dois partidos defendem ainda que seja criado “um espaço de diálogo e concertação que perdure para lá do período de transição”, e comprometem-se em respeitar a Constituição e outras leis decorrentes do golpe de Estado de 12 de abril do ano passado.

PAIGC e PRS esperam que o compromisso hoje assinado possa encorajar a comunidade internacional a “desbloquear suspensões e sanções” impostas à Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público