sexta-feira, 3 de maio de 2013

Parlamento da Guiné-Bissau sem consenso quanto a agenda de trabalhos

Os principais partidos da Guiné-Bissau debateram ontem (02 de Maio) todo o dia uma agenda de trabalhos parlamentar sem contudo chegarem a consenso, o que motivou o presidente da Assembleia Nacional Popular a cancelar a sessão prevista para hoje sexta-feira (03 de Maio).
Depois de já ter sido alcançado um consenso para a realização de eleições no final do ano, o parlamento devia hoje e sexta-feira debater questões como um pacto de regime e uma agenda política de transição.
O debate propriamente nem chegou a acontecer porque o PAIGC (com maioria) e o Partido da Renovação Social (PRS) não chegaram a consenso sobre a agenda para os dois dias.
A proposta de agenda levada a plenário consistia em três pontos: aprovação do projeto de pacto de regime, aprovação da agenda política de transição e eleição do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Depois de um dia inteiro de discussões os parlamentares acabaram por submeter a agenda a votação e o PAIGC chumbou-a.
Além da realização de eleições este ano a comunidade internacional tem insistido para que os guineenses aprovem uma agenda e um roteiro de transição e façam um governo mais inclusivo (com maior representatividade partidária) do que o atual.
Depois de o presidente ter anulado a sessão de sexta-feira (como a de hoje extraordinária), o parlamento deve reunir-se em sessão ordinária a partir do dia 15 de Maio.
Lusa - 02 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público